Perfuratriz de superfície compacta e automatizada ajuda a extrair níquel para 1 milhão de baterias

Epiroc SmartROC CL atua na mina Terrafame, localizada no norte da Finlândia

Por Conexão Mineral 03/03/2023 - 21:20 hs
Foto: Epiroc
Perfuratriz de superfície compacta e automatizada ajuda a extrair níquel para 1 milhão de baterias
Epiroc SmartROC CL combinada com o sistema de martelo hidráulico COPROD

A mina Terrafame, localizada no norte da Finlândia, é o maior depósito de níquel da Europa e tem potencial para fornecer níquel suficiente para um milhão de baterias elétricas para automóveis até 2050, além de sulfato de cobalto suficiente para 300.000 dessas baterias. A mina também extrai grandes quantidades de zinco e cobre.

Para atender a esta alta demanda e enfrentando condições exigentes, com grandes oscilações de temperatura, umidade, vibrações e diferentes tipos de rocha, seis perfuratrizes Epiroc SmartROC CL utilizam funções de automação para perfuração de 15-17 metros de profundidade para cargas explosivas, com alta precisão de posicionamento.

A Epiroc SmartROC CL é equipada com um sistema de controle remoto, que permite operar a uma distância segura da zona de trabalho. É possível também realizar o monitoramento remoto com os dados de perfuração sendo acompanhados em tempo real.

Como estas informações são armazenadas na nuvem, é possível compartilhá-las com outros fornecedores e equipes envolvidos na operação da mina, aumentando a sinergia.

Segundo Jarkko Lappalainen, supervisor de perfuração, "A SmartROC CL está em uma classe própria quanto o assunto é perfuração com alta precisão. A perfuratriz É automatizada e equipada com recursos avançados que coletam informações precisas sobre o perfil das rochas e a presença de água em diferentes locais de perfuração”.

A Terrafame utiliza o sistema COPROD, desenvolvido pela Epiroc, e que já rendeu mais de 6.000 quilômetros de furos. Lappalainen também destaca que o consumo comparativamente baixo de combustível do SmartROC CL é uma grande vantagem, com uma economia próxima de 10%, dependendo do local da operação. A ergonomia e conforto para os operadores também é um destaque. Segundo o operador Henry Posio, o isolamento acústico da cabine é tão bom que lhe permite o hábito de escutar áudio livros.