Nexa apresenta resultados de programas de garantia de direitos em Aripuanã

As iniciativas auxiliam órgãos públicos no combate à violência e na proteção de crianças, adolescentes e mulheres

Por Conexão Mineral 21/11/2022 - 20:49 hs
Foto: Nexa Resources
Nexa apresenta resultados de programas de garantia de direitos em Aripuanã
Aripuanã por Elas e VIA trabalham na proteção de direitos de crianças, adolescentes e mulheres

Iniciativas da Nexa e do Instituto Votorantim, os programas Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) e Aripuanã por Elas apresentaram, este mês, os principais resultados dos projetos entre os anos de 2018 e 2022.  As ações são voltadas, sobretudo, para a proteção e garantia de direitos de crianças, adolescentes e mulheres de Aripuanã.

O VIA atua com a Rede de Proteção Social do município, intensificando as atividades de prevenção e de enfrentamento às violações de direitos das crianças e adolescentes. Já o ‘Aripuanã por Elas’ tem o intuito de fortalecer a rede de proteção social no combate à violência contra as mulheres.

Ao longo dos cinco anos de trabalho no município, o Programa VIA alcançou resultados importantes. Foram formados mais de 800 agentes públicos e criado o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (VSCA). Foram realizadas, ainda, a atualização do fluxo de atendimento à criança e ao adolescente e a reestruturação dos comitês especializados para monitorar o número de denúncias e propor ações preventivas. A conscientização por meio da educação é outro ponto que sempre foi trabalhado pelo programa, com a realização de oficinas, palestras e ações voltadas para as escolas públicas.

Na campanha realizada no mês de agosto pelo programa ‘Aripuanã por Elas’, a rede de proteção conseguiu alcançar mais de 17 mil pessoas do município por meio de eventos e ações de conscientização e palestras nas escolas públicas. Outros resultados importantes da iniciativa foram a criação do Grupo de Trabalho pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher e a construção do Plano de Ações para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher pelas secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, reunindo propostas de curto, médio e longo prazo para serem implementadas no território.

Para Rita Scheider, secretária de Assistência Social de Aripuanã, os programas de proteção às crianças, adolescentes e mulheres da Nexa foram essenciais para a construção de um trabalho coletivo no município.  “Os dois programas foram de vital importância para os nossos agentes públicos, como os conselheiros tutelares. A partir das capacitações, aprimoramos os nossos atendimentos, principalmente no que se refere a uma escuta especializada. Só tenho a agradecer à Nexa por essa parceria. Hoje os nossos órgãos de proteção trabalham em sintonia e de forma coletiva”, afirma.

Fiama Spina, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Aripuanã, ressalta que as iniciativas da Nexa deixam um importante legado para o município. “Trabalhamos diretamente com crianças em situação de vulnerabilidade e mulheres vítimas de violência doméstica, então esses programas desenvolvidos pela Nexa, junto com os Institutos Votorantim e Aliança, vieram para empoderar e dar mais segurança para os profissionais que atuam nesse enfrentamento. Essas iniciativas deixam um legado muito grande para todos nós superarmos esses desafios”, comenta.

Nos últimos anos, de acordo com Maria Luiza Cassali, analista de Gestão Social da Nexa Aripuanã, houve muitos avanços com as parcerias para uma atuação coletiva e integrada no município. “Conseguimos capacitar e unir as instituições públicas, construindo uma grande rede de proteção de garantias de direitos para as crianças, adolescentes e mulheres de Aripuanã. Celebramos os resultados destes cinco anos de parceria com a certeza de que a rede de proteção social do município está mais fortalecida e capacitada”, destaca.