Aplicativo PROX melhora a comunicação com comunidades próximas das barragens

Aplicativo está disponível para download gratuito e pretende multiplicar a segurança 

Por Conexão Mineral 18/11/2022 - 20:10 hs
Foto: Ibram
Aplicativo PROX melhora a comunicação com comunidades próximas das barragens
Raul Jungmann, diretor-presidente do Ibram, no lançamento do PROX

Multiplicar o conceito de segurança nas comunidades residentes em áreas próximas a barragens. Esse é o principal objetivo do aplicativo PROX, uma ferramenta desenvolvida pela Cemig e que hoje conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) representando as mineradoras, e o Mining Hub. 

O PROX reúne informações não apenas sobre barragens, mas de diferentes riscos, como Hidrológicos, Geológicos, de Queimadas e Descarga Elétrica, de forma a multiplicar a segurança. 

Já disponível gratuitamente para download, nas plataformas IOS e Android, o PROX é uma ferramenta importante para que a população que mora no entorno de áreas de risco possa ter acesso a uma série de informações de forma ágil e eficiente. Além de disponibilizar dados em tempo real do seu entorno, os usuários também receberão alertas de segurança, com base em informações fornecidas pelos parceiros e dos agentes de resposta, como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. 

O aplicativo não substitui os Planos de Ação de Emergência, mas contribui para a chamada redundância da comunicação, tornando-a ainda mais eficiente, além de facilitar o compartilhamento de dados para autoproteção. Entre os objetivos estão os de contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas, além de fortalecer e profissionalizar o sistema de proteção e defesa civil nos territórios. 

Funcionalidades

A comunicação é feita por meio de cadastramento georreferenciado do aparelho móvel de quem baixar o aplicativo.  Dessa forma, cada pessoa recebe a informação precisa da sua região. Ao se cadastrar, o usuário pode customizar os alertas, de acordo com a sua localização, para receber informações precisas sobre a sua região. 

A interface foi desenvolvida para que o PROX se torne uma ferramenta de consulta a dados hidrológicos, geológicos e operações de barragens. Além disso, apresenta pontos de encontro próximos à localização dos usuários, possa orientar em relação às  rotas de fuga e oferecer os contatos dos principais agentes de resposta. Nos municípios, além da interface mobile, um portal Web permite uma visualização completa das informações de risco, cadastro de edificações e serviços, o que permite contribuir para a elaboração do plano de contingência municipal.

Histórico

O projeto foi desenvolvido originalmente pela Cemig, dentro do programa Proximidade, de relacionamento com as comunidades para monitoramento de barragens de usinas hidrelétricas. Para multiplicar a segurança, o Instituto Brasileiro de Mineração , juntamente com o Mining Hub, aderiu à proposta, agregando 11 mineradoras, visando melhorias principalmente nos procedimentos de comunicação de risco. O PROX conta também com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG).