Anglo American implementa sistema de monitoramento online com fibra ótica no seu mineroduto

Tecnologia pioneira de monitoramento usada no mineroduto capta sons que favorecem a detecção antecipada de possíveis questões na estrutura

Por Conexão Mineral 11/11/2022 - 13:39 hs
Foto: Anglo American
Anglo American implementa sistema de monitoramento online com fibra ótica no seu mineroduto
Além do monitoramento por fibra ótica, mineradora inspeciona mineroduto com drones

Sistema de monitoramento online da Anglo American reforça ainda mais a segurança e a integridade do mineroduto 

 

Com objetivo de reforçar ainda mais a segurança operacional e a integridade do mineroduto responsável pelo transporte de minério de ferro do empreendimento Minas-Rio, a Anglo American implementou um moderno sistema de monitoramento online com fibra ótica que capta sons da estrutura durante 24 horas por dia. Essa tecnologia favorece a detecção com antecedência de possíveis questões relacionadas à operação do mineroduto, além de contribuir para a fiscalização de atividades externas realizadas ao longo da faixa de servidão do mineroduto, para evitar qualquer comprometimento à estrutura.

O mineroduto da Anglo American possui 529 km de extensão, e atravessa 33 municípios. A estrutura liga a mina à usina de beneficiamento da companhia, localizadas, em Conceição do Mato Dentro e em Alvorada de Minas, na região Central de Minas Gerais, até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), onde o minério de ferro passa pelo processo de filtragem e exportação. 

“O nosso mineroduto transporta o concentrado de minério de ferro, na forma de polpa, da usina de beneficiamento até o porto. Para que este processo ocorra sempre em total segurança, a Anglo American possui uma central de monitoramento que cobre toda a extensão do equipamento. A base do nosso sistema utiliza sinais acústicos como ferramenta de monitoramento. Estas ondas sonoras fornecem informações que auxiliam a equipe da central na análise de possíveis irregularidades ou falhas em toda a faixa de servidão do mineroduto. Em termos de operações em minério de ferro, essa tecnologia é pioneira no Brasil, estando alinhada ao nosso Plano de Mineração Sustentável”, ressalta Cláudio Goulart, gerente do Mineroduto da Anglo American.

O sistema de fibra ótica também favorece o rastreamento de equipamentos de inspeção interna, conhecidos como PIGs. Essas ferramentas são utilizadas periodicamente, de forma preventiva, para garantir mais segurança e integridade estrutural. 

“Quando passamos um PIG, é necessário que a nossa equipe monitore a corrida deste equipamento dentro do mineroduto. Agora, por meio do sistema de monitoramento online, em vez de irmos a campo, o rastreamento e a detecção exata da posição do equipamento são feitos de forma remota. Com isso, eliminamos riscos às pessoas e evitamos incômodos às comunidades”, explica Henrique Pereira, coordenador de Integridade do Mineroduto.

Além do uso do sistema online de monitoramento por fibra ótica, a Anglo American investe em inspeções das áreas de instalação do mineroduto com a ajuda de drones. Segundo a empresa, essa funcionalidade é ideal para análise de grandes áreas e locais de difícil acesso.