Projeto Níquel Araguaia tem 16% das obras concluídas

Primeiro níquel será entregue até março de 2024

Por Conexão Mineral 06/10/2022 - 22:06 hs
Foto: Horizonte Minerals
Projeto Níquel Araguaia tem 16% das obras concluídas
Chegada dos componentes do forno para o Projeto Araguaia Níquel

A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará –, informa que as obras de construção do Projeto Araguaia Níquel, 100% de sua propriedade, seguem em ritmo acelerado. Iniciada este ano, a construção do maior investimento greenfield em níquel no Brasil, segue avançando dentro do cronograma, com 16% das obras concluídas.

"Estamos satisfeitos com o progresso realizado no Araguaia, com o Projeto dentro do cronograma, seguindo a previsão de produção do primeiro níquel no primeiro trimestre de 2024. Tivemos um avanço substancial em quatro meses desde que nos mobilizamos para a operação em maio deste ano com as fundações do forno e forno rotativo em estágios avançados, com a terraplenagem  praticamente concluída e iniciando as fundações de concreto  e as instalações mecânicas”, afirma Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals.

A Companhia Paranaense de Construção S.A. (Copa)  segue trabalhando na Terraplenagem e Engenharia Civil, atualmente com cerca de 41% e 4%  concluídas, com obras focadas nas fundações do forno e do forno rotativo. Os componentes da placa de base do forno fornecidos pela Hatch chegaram esta semana e a  montagem está prevista para começar nas próximas duas semanas. A FLSmidth também está avançada com a fabricação do forno rotativo. 

O foco e os esforços da  equipe do Projeto estão mobilizados para garantir que o local esteja preparado antes da próxima estação chuvosa. A drenagem está bem avançada, as estradas de acesso e as pontes estão recebendo melhorias para atingir o padrão exigido para operação durante todo o ano. Além disso, a energização da rede elétrica para o local está perto de ser concluída. “Esse trabalho foi planejado para garantir um ambiente de trabalho seguro, proporcionando altos níveis de produtividade durante todo o processo”, explica Martin.

Ainda de acordo com o CEO, Jeremy Martin, “estamos  avançando com as análises dos trabalhos de engenharia  e estimativas de custos de uma segunda linha de produção no Araguaia, como opção de adicionar um conversor de parte da produção de ferro-níquel em níquel fosco, produto com  alto potencial comercial para o mercado de baterias de carros elétricos,  contribuindo para que o Projeto Níquel Araguaia se se torne um produtor de  29 mil toneladas de níquel por ano”.

A  pressão inflacionária global combinada com melhorias de engenharia para reduzir o risco da operação resultou em um aumento de custos da ordem de 12% e, com isso, o aumento das despesas de capital previsto foi atualizado. O CAPEX total do Projeto previsto é de US$ 537 milhões.

O níquel é um metal crucial na transição para energia limpa e está mostrando um crescimento significativo de demanda futura. A Horizonte Minerals, por meio de dois projetos no estado do Pará – Projetos Araguaia e Vermelho  – segue trabalhando  para se transformar em um produtor de níquel de grande escala e relevante globalmente.

No mês passado,  o Projeto Araguaia Níquel foi aprovado como um Projeto de Minerais Estratégicos pelo Governo Federal brasileiro. Esta aprovação demonstra a ainda mais a importância global do níquel como um metal relevante, bem como a estratégia para o Brasil e  garante que seja tratado com prioridade pelos vários órgãos governamentais envolvidos na construção e operação da mina, por meio do apoio de um comitê interministerial. 

Capacitação da mão de obra local

Por meio de uma parceria com o SENAI, a Horizonte Minerals está investindo cerca de R$ 2 milhões em cursos de capacitação para proporcionar formação qualificada para que a mão de obra local adquira conhecimento e capacitação para trabalhar na construção e operação do Projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia, e para outras indústrias.  Ainda este mês, a Empresa vai iniciar a quarta rodada do curso de qualificação e capacitação.