Votorantim Cimentos utiliza biocombustível no processo de secagem de areia

Fábrica em Cajamar (SP) produz argamassa e substituiu o combustível fóssil

Por Conexão Mineral 26/07/2022 - 15:28 hs
Foto: Votorantim Cimentos
Votorantim Cimentos utiliza biocombustível no processo de secagem de areia
Fábrica da Votorantim Cimentos em Cajamar (SP)

A Votorantim Cimentos trocou o combustível fóssil pelo biocombustível na produção de argamassa em sua fábrica localizada em Cajamar, na região metropolitana do Estado de São Paulo. A biomassa utilizada é resultado da transformação de resíduos de outros processos industriais em combustível.

A fábrica de Cajamar passou a utilizar o biocombustível para a secagem industrial de calcário, uma das matérias-primas empregadas na produção de argamassa. Depois de passar pelo processo de secagem, o calcário é moído e transformado em areia, que compõe a argamassa junto com aditivo e cimento.

Na unidade paulista são secas mais de 200 mil toneladas de calcário todos os anos para produção de areia. A Votorantim Cimentos investiu cerca de R$ 4 milhões na troca dos equipamentos e a fábrica deixou de consumir combustível fóssil na sua totalidade, com ganhos ambientais e econômicos.

Segundo o gerente geral de Argamassa da Votorantim Cimentos, Carlos Vicente Flores Escalona, a fábrica de Cajamar opera de forma sustentável dentro do conceito de economia circular. “Adotamos uma abordagem regenerativa na maneira de fazer negócios, eliminando resíduos, revalorizando subprodutos de outras indústrias e ampliando o uso de recursos renováveis. Essa iniciativa em Cajamar reduz os impactos ao meio ambiente, pois estamos transformando em combustível um resíduo que antes era descartado”, afirma Flores.  

Com essa iniciativa, a Votorantim Cimentos amplia o uso de biocombustíveis na sua produção de argamassa no Brasil. A companhia também possui mais duas unidades de argamassas com aproveitamento de energia térmica em processos de produção de areias: Rio Branco do Sul (PR) e Belém (PA).

Compromissos 2030 

A iniciativa em Cajamar está em sintonia com os Compromissos de Sustentabilidade para 2030 da Votorantim Cimentos, principalmente nos pilares de pegada ambiental e economia circular. O lançamento dessas metas ocorreu em 2020 alinha todas as operações mundiais da companhia às demandas atuais e futuras da sociedade.

A meta da Votorantim Cimentos é atingir 53% de substituição térmica, percentual de energia vinda de combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis, e reduzir o fator clínquer para 68% para 2030. Já no longo prazo, a companhia compromete-se a desenvolver e implementar tecnologias que permitam entregar para a sociedade um concreto com emissão neutra de carbono até 2050.