Epiroc testa a primeira perfuratriz elétrica de superfície movida a bateria

A novidade mundial está sendo analisada em campo na empresa sueca Skanska

Por Conexão Mineral 22/07/2022 - 19:34 hs
Foto: Epiroc
Epiroc testa a primeira perfuratriz elétrica de superfície movida a bateria
Perfuratriz de superfície SmartROC T35 da Epiroc na versão elétrica a bateria

A Epiroc deu mais um grande passo rumo à sua ambiciosa meta de eletrificação de toda frota, com a primeira perfuratriz de superfície movida a bateria do mundo. A empresa, que já fornece soluções elétricas a bateria para minas subterrâneas, anuncia sua nova SmartROC T35 E (“E” de elétrica), que combina a ampla experiência da Epiroc no desenvolvimento de equipamentos de mineração subterrânea movidos a bateria com a plataforma da perfuratriz SmartROC T35, reconhecida no mercado pela sua alta performance em pedreiras e obras de construção civil principalmente.

Para tais aplicações, esta inovadora perfuratriz de superfície totalmente movida a bateria permitirá aprimorar os padrões ambientais, com maior sustentabilidade. Além de zero emissões nas operações, a perfuratriz vem com opções e soluções de automação aprimoradas para maior segurança, confiabilidade e desempenho. 

A Skanska testará a perfuratriz em uma pedreira perto de Estocolmo, na Suécia. O equipamento chegará à pedreira em setembro. A Epiroc anunciará posteriormente quando a SmartROC T35 E estará disponível no mercado. 

“A Epiroc tem metas de sustentabilidade ousadas para o ano de 2030”, diz Helena Hedblom, presidente e CEO da empresa. “Com a SmartROC T35 E estamos dando um grande passo para alcançar nossa promessa de oferecer uma gama completa de produtos livres de emissões para pedreiras e grandes obras de construção”.

“Um marco foi alcançado e uma nova oportunidade surgiu para reduzir nosso impacto climático”, diz Johan Eliasson, Gerente de Projetos da Skanska Industrial Solutions AB. “Estou muito feliz com a longa colaboração entre a Epiroc e a Skanska e é emocionante poder fazer este projeto juntos. Ambas as empresas estabeleceram metas ambientais ousadas – este projeto realmente dá um grande passo em direção à meta da Skanska de ser completamente neutra em carbono até 2045, o que é uma parte importante de nossa promessa de construir uma sociedade melhor”.

As soluções elétricas a bateria da Epiroc estão atraindo forte interesse do mercado. Os benefícios para os clientes incluem operações sem emissões, menor poluição sonora e vibrações, além de maior produtividade. As máquinas desempenham um papel vital nas ambiciosas metas de sustentabilidade da Epiroc para 2030, que incluem reduzir pela metade as emissões de CO2 tanto nas operações quanto nos produtos vendidos. Em 2021, essas metas foram validadas pela iniciativa Science Based Targets como estando alinhadas com a manutenção do aquecimento global em um máximo de 1,5°C, consistente com a ciência climática mais recente e a meta do Acordo Climático de Paris.

A Epiroc oferecerá sua frota completa de equipamentos de mineração subterrânea como versões elétricas a bateria até 2025 e sua frota completa para operações de superfície como versões alimentadas por bateria até 2030.