Aura tem recorde de produção, avança em ESG e inicia Projeto Almas no Tocantins

Mineradora divulga Relatório Anual referente ao desempenho em 2021

Por Conexão Mineral 18/07/2022 - 22:03 hs
Foto: Aura Minerals
Aura tem recorde de produção, avança em ESG e inicia Projeto Almas no Tocantins
Aura alcançou o recorde de produção de 268.983 onças de ouro equivalente

A Aura Minerals acaba de divulgar seu Relatório Anual referente a 2021. O documento reúne os resultados econômico, ambiental e social da empresa em sua região de atuação (Américas) e os principais projetos e iniciativas do período.

Apesar do segundo ano da pandemia da COVID-19 e seus desafios, a Aura alcançou o recorde de produção de 268.983 onças de ouro equivalente (GEO), apresentando junto ao crescimento significativo, o melhor resultado financeiro da sua história, uma receita líquida de US$ 445 milhões. Foi iniciada a construção do Projeto Almas (TO), fundamental para atingir a produção de 400.000 GEO em 2024 e realizados bem-sucedidos testes metalúrgicos em Matupa. Além disso, a empresa registra avanços na agenda ESG, tais como o cálculo da pegada hídrica, o estabelecimento de metas de redução de emissões, e o compromisso de ser mais inclusiva, atraindo mais mulheres para os seus processos de recrutamento.

O Relatório Anual da Aura Minerals pode ser encontrado em seu site https://auraminerals.com e é o segundo ano consecutivo que a empresa publica seu relatório de sustentabilidade. O documento consolida o progresso da companhia em direção à meta de produzir mais de 400.000 onças equivalente de ouro (GEO) anualizadas, e a ser uma das empresas de mineração mais confiáveis, respeitadas e orientada para resultados.

"O ano de 2021 foi de importantes conquistas para a Aura. Evoluímos em nossa estratégia ESG, avançando com os projetos e ampliando nossa capacidade de produção e maior eficiência. Estamos entregando o que temos prometido e gerando valor aos nossos acionistas e às comunidades, sempre apoiados em nossa Cultura de Mineração 360°,"resume o CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa.

Meio Ambiente

A Aura Minerals mapeou as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, ainda que já esteja entre os menores emissores,  estabeleceu um plano de descarbonização para reduzir mais 5% das emissões absolutas de suas unidades até 2023. Essa meta é baseada na implementação de projetos de eficiência operacional para as operações de carga e transporte, assim como de transição tecnológica de eletrificação de frota leve. A empresa realizou estudos de estratégia climática e iniciou o cálculo da pegada hídrica para suas unidades, avaliando sua sustentabilidade de acordo com a metodologia da Water Footprint Network. Está implementando a métrica que servirá de base para o processo permanente de gestão do uso da água da empresa.

Governança Corporativa

Foram cerca de 10.000 horas de treinamento para colaboradores, com o objetivo de estabelecer um programa robusto de Compliance e governança corporativa. A consolidação desse processo aconteceu no final do ano, com a nomeação de um Head de Compliance e de líderes de Compliance para cada uma das subsidiárias operacionais. 

Gestão de Pessoas e Diversidade

Seguem os investimentos no desenvolvimento da liderança, com ampliação em 40% do ciclo de feedback formal e a participação de 175 líderes. O Programa de Trainees foi expandido para o México e Honduras, triplicando o número de participantes. 

A Aura aderiu ao Plano de Ação para o Avanço da Mulher na Mineração Brasileira, da Women in Mining (WiM) em todas as unidades, para aumentar a participação feminina no setor mineral, promover locais de trabalho inclusivos, e incentivar o investimento em mulheres das comunidades próximas às operações. Também foi divulgado o compromisso de ter pelo menos 40% de mulheres nos processos de recrutamento e seleção para posições administrativas. Recentemente, contratou uma nova Gerente Geral para o projeto Almas, e agora conta com duas mulheres entre os cinco Gerentes Gerais da empresa, cargo mais alto na gestão das operações.

Investimentos sociais

Foram realizados investimentos de U$ 675 mil em iniciativas sociais diversas para as comunidades: doação de alimentos, medicamentos, suprimentos médicos. Ao longo de 2021, todos os procedimentos de biossegurança para prevenção da Covid-19 foram mantidos, seguindo os protocolos internacionais para garantir a segurança dos colaboradores e apoiar as comunidades do entorno.

Aumento de capacidade

A Aura aumentou em 30% a capacidade em Aranzazu durante o primeiro semestre, obtendo maior eficiência em San Andrés e melhorando a produção em Ernesto/Pau-a-Pique (EPP, Apoena) no terceiro e quarto trimestres. No final de 2021, a empresa optou por interromper os investimentos na mina de Gold Road, localizada no Arizona (EUA), pois os resultados já mostravam que a operação não tinha potencial para atingir a meta inicial de produção. 

O Projeto Almas foi lançado em dezembro de 2021, e é o primeiro que a Aura desenvolve a partir da construção. As estimativas de despesas de capital e operacionais mostram que o projeto exigirá um investimento de cerca de US$ 94,6 milhões. Ele contribuirá significativamente para o alcance das metas de crescimento em 2024. Além disso, a expectativa é que este projeto crie mais de três mil empregos diretos e indiretos a partir de 2023, durante o início e ramp-up da operação. Para esse projeto, com o objetivo de maximizar a contratação de mão de obra local, a Aura também estabeleceu parceria com o  Senai, Sesi, Sebrae e Senac (as mais importantes instituições governamentais e privadas para melhorar as habilidades técnicas da forca de trabalho brasileira), capacitando a mão de obra local e promovendo o desenvolvimento de fornecedores da região. 

No Projeto  Matupa (MT), localizado em uma das regiões polimetálicas mais promissoras do Brasil, já foram concluídos os testes metalúrgicos, assim como o projeto da mina e da planta.