Equinox Gold inaugura Mineração Santa Luz e utiliza resina no processo de lixiviação de ouro

Localizada na Bahia, tem potencial de produção de 100 mil onças do metal por ano, com possibilidade de expansão

Por Conexão Mineral 06/07/2022 - 22:35 hs
Foto: Equinox
Equinox Gold inaugura Mineração Santa Luz e utiliza resina no processo de lixiviação de ouro
A operação comercial está prevista para o final de julho

A Equinox Gold inaugura na quinta-feira (07/07) a Mineração Santa Luz, localizada no município de Santaluz, na Bahia, concluindo um investimento de cerca de US$ 103 milhões.  Trata-se da primeira planta industrial do Brasil a usar resina para a lixiviação de ouro, o que torna o processo mais ecológico e de alta performance. 

Com a construção finalizada dentro do prazo programado, sem registro de afastamento por acidentes e com a geração de quase 1,2 mil postos de trabalho nessa fase, a unidade iniciou as atividades de fundição em abril, depois de um período de nove meses de obras. A operação comercial está prevista para o final de julho, e a meta de produção, neste ano, está entre 70 e 90 mil onças do metal, com lavra em mina a céu aberto.

Quando estiver operando a plena capacidade, a Mineração Santa Luz, que desenvolve lavra em mina a céu aberto, tem potencial para atingir um volume anual de produção de 100 mil onças de ouro.

A Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais

Divisor de águas

"Consideramos que a Mineração Santa Luz será um divisor de águas, em termos de engenharia e de tecnologia para otimizar o processo de recuperação de ouro, por meio da resina. O time brasileiro enfrentou os desafios apresentados, especialmente em função de uma característica especial do minério da região, que é matéria carbonosa, estudou e testou alternativas até alcançar resultados significativos nesse sentido", destaca o vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento da Equinox Gold, Cesar Torresini.

Inicialmente, a empresa optou pelo uso do carvão ativado para a formação de sulfeto no processo de lixiviação, mas a performance não era satisfatória. Foi criada, então, uma planta-piloto especificamente para fazer novos testes, agora usando a resina aniônica, desenvolvida em parceria com fornecedores. O ganho foi muito significativo em termos de recuperação. Atualmente, a Mineração Santa Luz consegue obter o ouro com uma pureza média de 98%. Além disso, o processo se tornou mais ecológico, uma vez que o carvão era encaminhado para o forno de regeneração, com liberação de carbono para o meio ambiente. Já a resina pode ser reutilizada até 15 vezes, dependendo da circunstância, após um procedimento de lavagem. "Saímos de uma mina desacreditada para uma mina de grande porte, que tem importante participação na estratégica global de expansão da Equinox Gold", completa Torresini.

Oportunidades de desenvolvimento subterrâneo

Futuramente, a Mineração Santa Luz tem potencial de crescimento a partir de oportunidades de desenvolvimento subterrâneo e diversas metas de exploração dentro do greenstone belt (formações rochosas favoráveis à mineralização de ouro) que se estende até a outra unidade da Equinox Gold na Bahia, a Mineração Fazenda Brasileiro, localizada em Barrocas.

Com a inauguração da nova planta, o grupo consolida quatro unidades em atividade no Brasil, o que contribuirá significativamente para o plano da mineradora canadense de atingir a marca de um milhão de onças de ouro por ano. Em 2021, a Equinox Gold registrou produção de 602,1 mil onças.

Movimentando a economia local

Ao longo de 2021, ainda em fase de obras, o empreendimento já contribuiu significativamente com a arrecadação de impostos municipais e para a criação de postos de trabalho. Foram mais de R$ 6,7 milhões recolhidos em Imposto Sobre Serviços De Qualquer Natureza (ISSQN), além da oferta de quase 1,2 mil empregos diretos e indiretos, além de investimentos em projetos sociais em áreas como cultura, esporte, educação, capacitação profissional, empreendedorismo, entre outras.

Marco histórico em segurança do trabalho

A Mineração Santa Luz também comemora um importante marco. A empresa alcançou o índice de três milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. O cálculo leva em consideração a soma de todas as horas de trabalho de todas as pessoas que atuaram na fase de construção da mineradora, conforme padrão de segurança do trabalho. No pico da obra, cerca de 1,6 mil profissionais participaram do projeto. De acordo com o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Relacionamento com a Comunidade (SSMAC) da unidade, Ernesto Machado, o resultado é reflexo de uma gestão eficiente da segurança, com foco em controles operacionais rigorosos e ferramentas preventivas.



(foto: Equinox)