Epiroc lança nova geração das perfuratrizes de superfície SmartROC T35 e T40

Equipamentos trazem um pacote de inovações para aumento da produtividade, economia de combustível e otimização do controle e gestão

Por Conexão Mineral 29/06/2022 - 19:39 hs
Foto: Epiroc
Epiroc lança nova geração das perfuratrizes de superfície SmartROC T35 e T40
Novos modelos Epiroc SmartROC T35 e T40 trazem aperfeiçoamentos no sistema de autodiagnóstico

As perfuratrizes de superfície “Top Hammer” Epiroc SmartROC T35 e T40, muito utilizadas em pedreiras e na indústria de construção, ganharam um pacote de inovações que agrega importantes diferenciais.  

Segundo o fabricante, o consumo de combustível é ainda mais reduzido, podendo chegar a uma economia adicional de até 5%, graças a um novo sistema de controle inteligente de RPM do motor. 

Os novos modelos Epiroc SmartROC T35 e T40 trazem aperfeiçoamentos no sistema de autodiagnóstico, permitindo rastrear problemas de forma ainda mais rápida e eficaz. Como resultado, o tempo de inatividade é reduzido significativamente. 

Agora as hastes também podem ser adicionadas automaticamente, reduzindo o tempo de operação. Uma vez que o furo esteja concluído, a extração das hastes é automática, exigindo o mínimo de intervenção do operador.

Uma nova tela sensível ao toque de 15 polegadas com uma interface gráfica de usuário intuitiva faz parte do pacote de atualizações. Isso proporciona um ajuste rápido e fácil dos parâmetros de perfuração. Ela também integra a visualização das câmeras instaladas no equipamento num único ponto de controle. 

Esta nova geração é equipada com um sistema de registro em tempo real dos principais parâmetros da perfuração, que gera um arquivo de “log”, que pode ser exportado para o sistema ROC Manager via Certiq (solução de telemetria da Epiroc), USB ou Wi-Fi, criando um relatório analítico para tomada de decisões prévias à detonação.

Os modelos também são equipados com uma nova polia 12% maior, que reduz o desgaste do cabo de alimentação devido à redução de sua curvatura. Tanto a polia quanto o cabo irão durar mais, reduzindo custos de manutenção e tempo de inatividade. A produtividade também é aumentada graças ao novo posicionamento dos sensores de alimentação, agora localizados em uma área mais protegida e com menos riscos de danos.