Preservação da biodiversidade marca as comemorações do mês do Meio Ambiente da Kinross

Atividades vão de corrida rústica e distribuição de sementes a oficinas de brinquedos e de criação de jardim vertical

Por Conexão Mineral 08/06/2022 - 19:19 hs
Foto: Kinross
Preservação da biodiversidade marca as comemorações do mês do Meio Ambiente da Kinross
Atividades eram parte do Programa Integrar – Eixo Educação Ambiental

Conscientizar sobre a importância da preservação da biodiversidade é o objetivo principal da programação de ações desenvolvidas em junho – mês do Meio Ambiente – pela Kinross e seus parceiros, em Paracatu. As iniciativas, voltadas a toda comunidade e empregados(as), incluem corrida, oficinas de reciclagem de brinquedos, bate-papos, distribuição educativa de papel semente, entre outras. 

O ponto alto da agenda ocorreu no final de semana. No sábado (04), foi a vez de levar a conscientização para a feira municipal. Com apoio dos estudantes da Unitec, o consumo consciente foi abordado de forma divertida, a partir da entrega de papel semente, com a pergunta: Isso é mesmo para jogar fora?. Os visitantes da tenda instalada no local receberam o brinde, com indicações de como plantar as espécies frutíferas. 

Na feira, também foram entregues os kits para os inscritos na quarta edição da Corrida Rústica da Água. O evento, com largada às 8h da manhã de domingo (05), contou com aproximadamente 360 inscritos. O trajeto aconteceu ao longo de 6 km, com as modalidades de corrida e caminhada. Neste ano, uma novidade: circuito infantil para crianças de 6 a 11 anos (“pipoquinhas”). 

Tudo isso no cenário do Parque Estadual de Paracatu. O local, segundo o gerente sênior de Meio Ambiente da Kinross, Alexandre Matos, foi escolhido intencionalmente, já que tem um significado simbólico, pois o “parque foi criado com o objetivo de preservar a biodiversidade local, já que proporciona refúgio para a fauna e a flora e, também, é importante garantir os recursos hídricos necessários para o abastecimento de água da cidade”. 

Reciclagem

Entre os dias 31 de maio e 3 de junho, foram realizadas oficinas de criação de brinquedos reciclados e de jardins verticais. As atividades, como parte do Programa Integrar – Eixo Educação Ambiental –, foram ministradas pelos estudantes do curso técnico de Meio Ambiente da Unitec. Participaram cerca de 120 alunos do 5º ano, das escolas públicas Profº Josino Neiva (Bom Pastor), Dr. Antônio Ribeiro (Nossa Senhora de Fátima), Olindina Loureiro (Alto do Açude) e Profª Márcia Macedo Meireles (Bairro Jardim Primavera).

Para a professora que coordenou a iniciativa, Raquel de Oliveira Costa, “foi bom para os estudantes da Unitec, que tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na sala de aula, e para os alunos das oficinas que se envolveram desde o primeiro momento, trazendo garrafas pets para criar os brinquedos ou as plantas de casa, para o jardim vertical”. “Gostei muito da atividade, pintei os vasinhos e as plantinhas”, comentou a aluna Ana Clara, do 5º ano da escola Profª Márcia Macedo Meireles, participante da oficina de jardim vertical.