Hochschild Mining recebe Licença de Instalação em evento de lançamento da pedra fundamental em Mara Rosa

Evento marca início das obras da mina, que tem produção comercial prevista para 2024

Por Conexão Mineral 28/04/2022 - 20:31 hs
Foto: Divulgação
Hochschild Mining recebe Licença de Instalação em evento de lançamento da pedra fundamental em Mara Rosa
Ronaldo Caiado entrega a LI ao Presidente do Conselho da mineradora, Eduardo Hochschild

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, surpreendeu os executivos da Hochschild Mining com a entrega da Licença de Instalação (LI) que autoriza a empresa a iniciar as obras com vistas à sua operação futura de uma mina de ouro no estado de Goiás. A surpresa aconteceu durante o evento, hoje (28/4/2022), de lançamento da pedra fundamental, em terreno onde funcionará a mina, na cidade de Mara Rosa (GO).

Recém-adquirido pela Hochschild, empresa de origem peruana com ações listadas na bolsa de valores de Londres, o projeto Mara Rosa, que pertencia à antiga Amarillo Gold, será uma operação de mineração a céu aberto (open pit), que segue em estágio avançado de desenvolvimento com previsão de produção comercial em dois anos.

Caiado, ao saudar a empresa após a entrega da LI aos executivos da Hochschild, afirmou que “com o início da produção comercial, todo o Estado de Goiás será beneficiado com a geração de impostos e fomento à economia. Eu tenho certeza de que este projeto terá um alto padrão de excelência, pelo nome que a Hochschild tem”. 

“Vocês terão total parceria com o Governo do Estado de Goiás para facilitar que cheguem na meta de produção, trazendo desenvolvimento à essa região no norte do estado”, garantiu o Governador. 

Além da presença do governador, estiveram presentes o embaixador do Peru no Brasil, Romulo Acurio, o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Santana, e a Secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, os prefeitos de Mara Rosa, Flávio Moura, e de cidades vizinhas, Senador Luiz do Carmo, deputados federais e estaduais, autoridades do setor de mineração, representantes de várias entidades do setor, executivos peruanos e locais, fornecedores e funcionários da empresa. 

Vindo diretamente do Peru para o evento, o presidente do Conselho de Administração, Eduardo Hochschild, afirmou que sua empresa tem orgulho de participar do desenvolvimento mineral do Brasil, um país com um vasto histórico de trabalho e inovação em mineração. “Na Hochschild Mining, temos o compromisso de fazer do projeto Mara Rosa um modelo para outras companhias, sempre com responsabilidade e compromisso social. Estamos felizes por estar no Brasil e confiamos que este será o primeiro de grandes anúncios que faremos nos próximos anos”, falou o executivo. 

Com investimento total previsto em aproximadamente R$ 900 milhões, o projeto Mara Rosa levará desenvolvimento à região, com a geração de empregos, renda e fomento à economia local. Na fase de obras, a expectativa é para a criação de 1.350 empregos diretos, e outros 810 na etapa seguinte, de operação. 

“Contaremos com as empresas e trabalhadores de Mara Rosa e cidades próximas, pois queremos que todos cresçam conosco. Daremos aos jovens a oportunidade de seu primeiro emprego, capacitaremos os funcionários para assumir novas funções e incentivaremos todos aqueles que queiram participar do nosso projeto, independentemente de sexo, idade, origem ou condição física”, afirmou Ignácio Bustamante, CEO da Hochschild Mining.

Por sua vez, o country manager da Hochschild no Brasil, Edson Del Moro informou que este será um passo importante, também, em relação à sustentabilidade e proteção ambiental, como o primeiro projeto greenfield da região já iniciado sem uma barragem de rejeitos. “Por meio de um sistema de filtragem e empilhamento a seco de resíduos, eliminamos os riscos de uma barragem, ao mesmo tempo em que reaproveitamos 85% da água, que retorna ao processo produtivo em um circuito fechado, garantindo mais segurança e proteção à comunidade e ao meio ambiente”, explicou Del Moro em seu discurso durante o evento.

Com uma vida útil estimada inicialmente em 10 anos, e grande potencial de expansão, o empreendimento deve produzir 102 mil onças de ouro nos quatro primeiros anos de operação, e 80 mil nos anos subsequentes.

Ao final da cerimônia, as autoridades presentes descerraram a placa comemorativa da pedra fundamental da Hochschild Mining. “Estamos orgulhosos em mostrar que nós somos mais do que uma empresa de mineração, e queremos deixar nossa marca em Mara Rosa”, finalizou Edson Del Moro.

Empresa peruana

A Hochschild Mining é uma empresa peruana de mineração de ouro e prata, listada na Bolsa de Valores de Londres, com operações na América do Norte, Central e do Sul. No Brasil, tem como ativo o projeto Mina de Posse, que adquiriu da antiga Amarillo Gold, um open pit (mineração a céu aberto) localizado no município de Mara Rosa, região Norte do Estado de Goiás.

Com foco em pesquisa e desenvolvimento de projetos, a empresa conta com 66 mil hectares em requerimento de lavra, sendo desse total 2,4 mil hectares já com portaria de lavra. Em 2021, recebeu a primeira Licença de Instalação e segue rumo à etapa de construção, com expectativa de produção comercial para 2024 e previsão de produzir 102 mil onças de ouro nos 4 primeiros anos da operação.



Governador Ronaldo Caiado, junto aos junto aos executivos da Hochschild, descerram a placa da pedra fundamental, em Mara Rosa, Goiás (Foto: Divulgação)