Chega ao Brasil a terceira geração da carregadeira de mineração WE1350 da Komatsu

O novo modelo traz mais produtividade, mais capacidade de escavação e é direcionado para reduzir as emissões de CO2 em até 25%

Por Conexão Mineral 22/04/2022 - 16:46 hs
Foto: Komatsu
Chega ao Brasil a terceira geração da carregadeira de mineração WE1350 da Komatsu
Carregadeira é fabricada nos Estados Unidos e iniciará operações na região Sudeste do Brasil

A Komatsu traz ao Brasil a terceira geração da carregadeira WE1350. O equipamento tem seu projeto voltado para aplicações em mineração de grande e médio porte e suas principais característica são alta capacidade de carga – até 40 toneladas por passe, que garante mais agilidade na locomoção e escavação – e consumo de combustível reduzido. 

Esta é a terceira geração de um modelo que foi criado há cerca de 20 anos e que vem evoluindo eletrônica e mecanicamente desde seu lançamento quando geração 1. “As carregadeiras de terceira geração oferecem maior produtividade (até 20% a mais que equipamentos do mesmo porte), capacidade de escavação (18% a mais de força de escavação) e direcionamento para reduzir as emissões de CO2 em até 25% quando se compara com equipamentos mecânicos”, explica Paulo Torres, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Divisão de Mineração da Komatsu.

A carregadeira diesel-elétrica sobre rodas, tem motor de 1600hp, caçamba com 23m3 e capacidade de carga de 40 toneladas. O novo modelo possui o sistema chamado de SR Hybrid Drive, totalmente regenerativo, que, durante a frenagem ou retardo, os motores elétricos tornam-se geradores e fornecem energia de volta ao sistema elétrico. O sistema de armazenamento de energia cinética (KESS) funciona em conjunto com o SR Hybrid Drive para armazenar potência capturada na frenagem e direcioná-la para complementar a demanda de potência de pico.

“Toda essa tecnologia com esses sistemas permite até 45% menos consumo de combustível quando comparado a carregadeiras de rodas com tração mecânica de mesmo porte”, reforça Torres. O resultado são tempos de ciclo rápidos com uma melhoria proporcional no combustível por tonelada de material produzido.

Além disso, o equipamento possui o sistema de controle de rede LINCS II, que fornece feedback instantâneo em tempo real e estatísticas vitais, como altura e ângulo da caçamba, carga útil individual da caçamba e total de toneladas movidas, ajudando os operadores de forma estratégica no gerenciamento da máquina e da operação. 

A cabine espaçosa e com controle ambiental oferece grande visibilidade, uma viagem confortável e espaço para um assento de treinador. Os joysticks digitais fornecem aos seus operadores um controle fácil e ágil, enquanto o assento altamente ajustável, aquecido / resfriado ajuda a minimizar o desconforto do motorista.

Chegada ao Brasil e demais países da América Latina

Fabricada nos Estados Unidos, essa é a primeira carregadeira do tipo a ser utilizada fora dos EUA e chega ao Brasil para início de operações de mineração na Região Sudeste do País. A Komatsu planeja trazer uma série de máquinas dessa linha a outras regiões do País e da América Latina, onde possui operações, como Chile, Peru e Mexico.