Aço inox 3 vezes mais resistente

Solução desenvolvida pela Aperam amplia competitividade e eficiência de aplicações do aço inox

Por Conexão Mineral 18/04/2022 - 18:34 hs
Foto: Aperam
Aço inox 3 vezes mais resistente
Aço Endur é extremamente resistente à corrosão e tem alta resistência mecânica

A Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono oferece no mercado brasileiro o Endur, um aço de alta resistência que permite a construção de estruturas mais leves e com um ganho de vida útil até três vezes maior do que as gerações anteriores de aço inox. A novidade foi desenvolvida pelas equipes de Desenvolvimento de Mercado e Centro de Pesquisas e é produzida em Timóteo, Minas Gerais.

A mineração é um dos setores que mais sofrem com o desgaste por abrasão em peças e equipamentos, causando diminuição de vida útil das máquinas e custos extras com manutenção e reposição. Para mitigar tais danos, a utilização do aço inoxidável é uma alternativa que garante ganho de produtividade e traz economia em diversos processos da área.


A solução traz seu principal atributo, a resistência, no nome (Endur vem do inglês endurance). É uma liga de baixo teor de carbono, com adições de cromo e níquel, e possui aplicação destacada em ambientes que combinam abrasão e corrosão, além de evitar o desgaste que gera a perda de espessura acelerada dos aços comuns. O emprego desse material traz diversos benefícios para o mercado, principalmente relacionado ao aumento da vida útil dos equipamentos, a redução de peso, redução de custos e de tempo de manutenção, além da preservação da espessura.

Segundo Julio Di Cunto, analista consultor da Aperam, na mineração o Endur pode ser utilizado em vagões de trem, equipamentos para beneficiamento e transporte, sistema de escoamento de lavagem de minério de ferro, peneiras e outros. “Essa tecnologia agrega vantagens competitivas aos equipamentos, como a melhora da produtividade, eficiência e segurança da matéria-prima. Com o Endur, a produção de equipamentos torna-se mais leve, durável e que requer menos manutenção. Suas principais características são alta resistência ao desgaste e à corrosão e alta propriedade mecânica. Por isso, ao longo dos anos, é notável a grande economia ao substituir o aço carbono pelo inoxidável”, enfatiza.

Em vagões ferroviários de transporte de minérios, por exemplo, a utilização do Endur permite a redução do peso bruto de cada vagão em, pelo menos, meia tonelada, permitindo um aumento da capacidade de transporte de carga na mesma quantidade, ou, até mesmo, do número de vagões, dependendo da capacidade do projeto. “A utilização do inox também evita o acúmulo de material no fundo após a descarga, diminuindo, consequentemente, o peso morto, o que garante mais rentabilidade ao negócio. Além disso, os vagões já em uso comprovam que esse tipo de estrutura pode durar mais de 40 anos sem manutenção, sendo que os vagões produzidos com aço carbono duram, em média, até 7 anos”, destaca Di Cunto.


Por ser extremamente resistente à corrosão e pela alta resistência mecânica, o aço especial também é uma solução ideal para canteiros de obras e ambientes úmidos, onde há contato frequente com água e materiais altamente abrasivos, como cimento, areia, brita, tijolo, entre outros. Pode ser utilizado em basculantes, linha amarela (escavadeira, carregadeira, retro-escavadeira, compressor, grua, guindaste), chapas expandidas e perfuradas, equipamento para beneficiamento e transporte, roadbuilding (construção de estradas), betoneiras manuais e caminhão betoneira.

Aço Verde Aperam

Endur, assim como todo aço da Aperam, é produzido com energia limpa e sustentável, medidas que garantem mais vantagens econômicas e vida útil aos produtos, além de impactar positivamente o meio ambiente. A indústria é a única no mundo que utiliza 100% de carvão vegetal como matéria-prima, um processo feito de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Seus produtos são classificados como “Aço Verde” por serem produzidos utilizando fonte de energia limpa, renovável e que contribui com a economia de recursos naturais. O processo de produção começa nas florestas renováveis da Aperam BioEnergia, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Sua produção deixa de emitir 700 mil toneladas de CO2 por ano. De lá, vem o carvão vegetal que abastece os fornos da usina localizada em Timóteo. Por ser reaproveitado e fabricado de forma ambientalmente correta, o material contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Mais informações sobre o Endur: clique aqui.

Vídeo sobre o Endur: clique aqui.