Atlantic Nickel inicia Programa de Capacitação para Fornecedores com oferta de cursos a 50 empresas locais

Em parceria com Instituto Euvaldo Lodi (IEL), companhia lança projeto ALCANÇAR, que prevê dois meses de formação sobre gestão empresarial para negócios selecionados

Por Conexão Mineral 13/04/2022 - 20:11 hs
Foto: Atlantic Nickel
Atlantic Nickel inicia Programa de Capacitação para Fornecedores com oferta de cursos a 50 empresas locais
Conteúdo do ALCANÇAR prevê gestão financeira, de pessoas, políticas de segurança

A Atlantic Nickel, empresa que produz e exporta níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, concretiza, neste mês de abril, mais um importante passo em suas estratégias de fomento ao desenvolvimento socioeconômico regional. A companhia dá início ao programa ALCANÇAR, um projeto da Atlantic Nickel em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), para promover qualificação empresarial a fornecedores instalados na mesma região que a Mina Santa Rita.    

O ALCANÇAR contempla as etapas de mapeamento, seleção e oferta de capacitação a empresas locais, com objetivo de gerar impactos positivos para a cadeia produtiva e comunidades, fomentando a qualificação, o desenvolvimento e a competitividade dos negócios.   

Durante evento virtual realizado nesta quarta-feira (13/4), a Atlantic Nickel reuniu representantes de entidades, associações comerciais, imprensa, autoridades e agentes políticos para apresentar as 50 empresas selecionadas, que integram a primeira edição do ALCANÇAR. Os cursos de capacitação começam neste mês de abril, com duração até maio.  

O programa representa o compromisso da companhia em manter o cenário de prioridade às relações comerciais com fornecedores da região. “Quanto mais preparadas e capacitadas essas empresas estiverem, melhor poderão desenvolver os seus negócios, e maiores serão as chances de que venham a ser um potencial fornecedor de serviços e suprimentos à Mina Santa Rita”, explica Edgar Martins da Silva, Coordenador de Almoxarifado, Gestão e homologação de fornecedores da Atlantic Nickel.  

O foco do ALCANÇAR - Programa de Capacitação para Fornecedores é atuar majoritariamente com empresas sediadas nas cidades de Itagibá, Ipiaú, Barra do Rocha, Jequié, Ubatã e Ilhéus.  

Todas as etapas do projeto acontecem por meio da parceria da Atlantic Nickel com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que atuou nas fases de mapeamento - a fim de identificar potenciais fornecedores -, e seleção a partir de critérios como capacidade de fornecimento, estrutura e regularidades fiscal e financeira.   

O conteúdo programático prevê atualizações em gestão financeira, gestão de pessoas, políticas de segurança e meio ambiente, além de questões relacionadas aos critérios para atendimento de um fornecedor à Mina Santa Rita. Ao final do curso, receberão certificação as empresas que cumprirem com os requisitos de assiduidade, execução de planos de ação e avaliação dos conteúdos aprendidos.  

“Nossa intenção principal é gerar impactos positivos para as comunidades, colaborando para que estas empresas possam desenvolver suas atividades com qualidade, autonomia e bons resultados, o que consequentemente fomenta o desenvolvimento socioeconômico da região em que estão inseridas”, finaliza o coordenador Edgar Martins da Silva.