Mais de 500 Caminhões Autônomos Cat® operando em todo o mundo

Por Conexão Mineral 22/02/2022 - 20:54 hs
Foto: Caterpillar
Mais de 500 Caminhões Autônomos Cat® operando em todo o mundo
Segundo o fabricante, caminhões sem operadores são mais seguros e têm um desempenho até 30% melhor

A Caterpillar alcançou o marco significativo de mais de 500 caminhões autônomos Cat® em operação em todo o mundo. Embora os caminhões de mineração Cat existam há gerações, cada nova classe traz tecnologia de ponta. A Caterpillar investe no desenvolvimento autônomo há décadas. De 1994 a 1995, a empresa produziu os dois primeiros protótipos de caminhões de mineração autônomos Cat 777C em uma pedreira de calcário no Texas, onde transportaram com sucesso mais de 5.000 cargas de produção por um percurso de 4,2 quilômetros. Em 1996, os convidados da feira global de mineração MINExpo testemunharam uma demonstração de autonomia ao vivo via satélite do Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tinaja Hills. E foi só o começo.

Atualmente, a Caterpillar forma a maior frota autônoma de caminhões de transporte do mundo – agora com mais de 500 máquinas. A presidente do grupo da Caterpillar, Denise Johnson, responsável pelo negócio de Indústrias de Recursos, parabenizou a equipe Caterpillar e os clientes por alcançarem este marco impressionante. “Ter 500 caminhões autônomos em operação em todo o mundo é uma evidência tangível da nossa capacidade de inovar e uma indicação clara do compromisso da Caterpillar com o futuro da mineração”, disse a executiva.

A Caterpillar está em minas autônomas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana em três continentes. No final de 2021, os clientes que usavam a tecnologia Cat Command transportaram com segurança mais de 4 bilhões de toneladas e viajaram mais de 145 milhões de quilômetros (cerca de 2,5 vezes a circunferência da Terra) de forma autônoma. Segundo o fabricante, caminhões sem operadores são mais seguros e têm um desempenho até 30% melhor do que aqueles com operadores.