Cabine remota adaptada em caminhão opera múltiplas perfuratrizes em mina de calcopirita da Boliden

Por Conexão Mineral 09/02/2022 - 22:14 hs
Foto: Epiroc
Cabine remota adaptada em caminhão opera múltiplas perfuratrizes em mina de calcopirita da Boliden
Minério de calcopirita que contém cobre, ouro e prata, é extraído 24 horas por dia

A mina de cobre a céu aberto de Aitik, ao sul de Gällivare, no norte da Suécia, é a maior mina de cobre a céu aberto daquele país e uma das mais eficientes do mundo. O minério de calcopirita que contém cobre, ouro e prata, é extraído 24 horas por dia. Um dos segredos para sua alta produtividade, está no constante investimento em tecnologias de automação, como por exemplo, a utilização da solução BenchREMOTE da Epiroc para operação remota de perfuratrizes.

Através dela, em um ambiente seguro e confortável, um único operador pode controlar remotamente perfuratrizes Epiroc SmartROC D65. Na mina de Aitik, o BenchREMOTE foi adaptado a um antigo caminhão, que foi convertido para se tornar uma sala de controle com diversas comodidades.

"Sentamos em cadeiras de operador e manobramos como de costume, mas com as perfuratrizes a aproximadamente 100 metros de distância. É bastante aconchegante, quente e agradável. Temos uma cozinha compacta e um banheiro também", afirma Pierre Medfors, operador na Boliden Aitik

”A SmartROC D65 é confiável, ágil e fácil de operar. Nós até brincamos sobre isso, dizendo que ela é à prova de tolos! Com hastes de oito metros não precisamos de tantas extensões e assim ganhamos tempo”, comenta Pierre. Ele também faz elogios à Epiroc como parceira de serviço. ”Seus mecânicos estão sempre no local e apenas a uma chamada de distância. Se algo acontecer, eles nos ajudam imediatamente”, relata.

A solução de controle remoto também permite operar várias máquinas ao mesmo tempo. Isso significa que o ritmo de produção não será afetado se, por exemplo, alguém estiver de licença um dia. 

Outra grande vantagem é que a segurança aumenta significativamente quando os operadores não estão na cabine da perfuratriz. Em especial quando a operação passa perto das bancadas. O fato de eles estarem em um ambiente mais confortável também é importante do ponto de vista da saúde.

”Todo mundo adora brinquedos controlados por rádio. Isso é como um deles, mas enorme! Além de agradável, também faz bem para sua vida social. Você se torna muito popular quando é operador do BenchREMOTE”, brinca Pierre.



Pierre Medfors gosta de operar o BenchREMOTE e não quer parar
(foto: Epirc)