Siderúrgica adota motobomba para movimentação de carepa no Rio de Janeiro

Empresa utilizou as bombas submersíveis WEDA 110LN da Itubombas para transferir o excesso de resíduos

Por Conexão Mineral 17/01/2022 - 20:51 hs
Foto: Itubombas
Siderúrgica adota motobomba para movimentação de carepa no Rio de Janeiro
A carepa é removida através de processos como a decapagem e despejada em tanque em meio aquoso

A carepa, formada por camadas de óxidos de ferro, e o clinquer, constituído por óxidos, calcário e outros elementos resultantes do processo de laminação na indústria siderúrgica, são removidos através de processos como a decapagem e são despejados em tanques em meio aquoso.

Nos tanques, tais elementos concentram-se na superfície do líquido e precisam ser bombeados para o tratamento.

Uma das maiores produtoras de aços planos da América Latina, localizada no Estado do Rio de Janeiro, precisou buscar uma alternativa para a transferência destes resíduos, pois as bombas utilizadas em sua instalação não atendiam à demanda com eficiência, prejudicando a retomada da produção.

A operação exigia que o equipamento possuísse um misturador agregado na sucção para facilitar a homogeneização e, consequentemente, a transferência da lama para os tanques de tratamento.

As bombas submersíveis WEDA 110 LN fornecidas em modo de locação pela Itubombas foram escolhidas para realizar a operação e atenderam todas as especificações, segundo  fabricante.

Estas bombas são projetadas para operar com líquidos que contenham partículas abrasivas e  modelo selecionado é indicado para inúmeras aplicações, como a desidratação de canteiros de obras, minas e áreas salgadas. Seu funcionamento elétrico é compatível com exigências de redução de carbono.

As características construtivas da bomba submersível WEDA 110LN, a facilidade de descarga e o manuseio simples permitiram o bombeamento da lama mais rapidamente e com melhores resultados que a solução anteriormente utilizada, permitindo a retomada de produção em menor tempo e com maior eficiência.

Além disso, segundo o fabricante, a locação de motobombas proporciona ganhos para a operação como um todo, pois os equipamentos são disponibilizados apenas durante o período de uso, reduzindo custo com aquisição e com manutenção.

A solução conquistou o cliente, que optou por incluir as bombas submersíveis da Itubombas em futuras paradas ao longo do ano.