Caterpillar comemora os 45 anos de sua unidade em Piracicaba (SP)

A instalação, hoje com 241 mil metros quadrados de área construída, passou por diversas modernizações

Por Conexão Mineral 26/11/2021 - 17:08 hs
Foto: Caterpillar
Caterpillar comemora os 45 anos de sua unidade em Piracicaba (SP)
Linha de montagem de motoniveladoras da Caterpillar em Piracicaba (SP)

Há 45 anos, a Caterpillar Brasil recebia um dos maiores investimentos da Caterpillar Inc. fora dos Estados Unidos para iniciar as operações de sua fábrica em Piracicaba, no Interior do Estado de São Paulo. Moderna desde a construção em 1975, a unidade recebe investimentos continuados ao logo das décadas para manter seus processos industriais atualizados.

Somente nos últimos anos, a instalação, hoje com 241 mil metros quadrados de área construída, passou por diversas modernizações. Entre elas estão a construção de novos prédios fabris, atualização da infraestrutura de suporte à manufatura e das linhas de fabricação e montagem, modernizações industriais, automação de processos, projetos de melhoria da eficiência energética com a instalação de sistemas fotovoltaicos e treinamento e capacitação operacional e técnica frequentes aos profissionais.

"A Caterpillar celebra os 45 anos da fábrica de Piracicaba mantendo o foco diário na execução da estratégia corporativa de crescimento mesmo diante do atual ambiente desafiador e dinâmico à medida que continuamos investindo em serviços, expandindo nossas ofertas e melhorando a excelência operacional em prol do sucesso de nossos clientes", afirma o presidente da empresa no Brasil, Odair Renosto.

Há três anos, a fábrica passou a montar as transmissões para as máquinas autopropulsadas que produz, como motoniveladoras, carregadeiras e tratores de esteiras. A fabricação de transmissões para máquinas pesadas é uma operação industrial de alta complexidade que introduziu inovações à indústria nacional, entre elas tecnologias da Indústria 4.0. Também fomentou a cadeia de suprimentos brasileira com produtos de alto valor agregado e contribuiu com a balança comercial brasileira.

Os investimentos em série na fábrica de Piracicaba possibilitaram o aumento da capacidade instalada e a introdução de novos produtos, o que permite à Caterpillar Brasil produzir localmente produtos idênticos ao portfólio global da Caterpillar. O mais recente lançamento local ocorreu em agosto, com a apresentação aos clientes do Trator de Esteiras Cat® D7. Esta máquina da linha global está entre as maiores produzidas em Piracicaba, com quase 30 toneladas de peso operacional e um motor que fornece 265hp de potência líquida, além de uma ampla gama de tecnologias que maximizam a produtividade e a eficiência nas obras.

Além de tratores de esteiras, são produzidos na unidade uma grande gama de modelos de motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, carregadeiras, compactadores de solo e asfalto, ampla gama de grupos geradores de 32 a 950 kVA de potência e uma linha de componentes remanufaturados. A produção local abastece o território nacional e é embarcada para mais de 125 países. Também opera nesta unidade o Centro de Distribuição de Peças, que fornece peças e componentes para os clientes brasileiros e do Cone Sul. Essa diversidade de operações posiciona a Caterpillar Brasil entre as maiores exportadoras do país.