Metalex inaugura forno para aumento de produção de tarugos

Primeira fase da expansão consiste na instalação de um forno Sidewell, que ampliará a produção de tarugos de 75 mil para 90 mil toneladas/ano. Investimento total será de R$ 115 milhões

Por Conexão Mineral 24/11/2021 - 22:57 hs
Foto: Metalatex
Metalex inaugura forno para aumento de produção de tarugos
Inauguração do forno representa um marco importante da fase de crescimento da CBA

A Metalex, empresa da CBA para transformação da sucata de alumínio, inaugurou hoje um forno Sidewell, que ampliará a produção de tarugos de 75 mil para 90 mil toneladas/ano, na sua planta na cidade de Araçariguama (SP). A iniciativa integra a estratégia de ampliação da produção de alumínio reciclado da CBA, anunciada em outubro de 2020 e reforçada no IPO da companhia, através do aumento da capacidade da subsidiária Metalex.

"A inauguração do forno representa um marco importante da fase de crescimento da CBA, que tem a estratégia ESG como alavanca de valor. O incremento na capacidade de reciclagem de alumínio nos permitirá entregar ao mercado um tarugo ainda mais sustentável. O investimento também vai viabilizar uma maior proximidade e agilidade nas entregas, assim como fortalecer a geração de valor compartilhado para os nossos clientes e toda a sociedade", ressalta Alexandre Vianna, diretor do Negócio de Produtos Primários da CBA.

A Metalex atua na produção de tarugos com alumínio reciclado e nos últimos anos tem investido constantemente em pesquisa e desenvolvimento de inovações e tecnologias, promovendo o desenvolvimento de novas ligas através da cocriação com clientes; bem como consolidando o fornecimento de ligas premium principalmente para o segmento automotivo.

Linha de tratamento de reciclagem

A segunda etapa da expansão contará com a instalação da nova linha de reciclagem, que permitirá maximizar o consumo atual de sucata no mix de produção dos tarugos de 60% até 80%, através da utilização de sucata de obsolescência, além da de processo. O início desta operação está previsto para 2023.

Além de todos os ganhos em eficiência e produtividade, os resultados também serão percebidos nos impactos ambientais. A modernização dos processos vai garantir uma redução ainda maior da pegada de carbono na produção, o que significa a oferta de um tarugo mais sustentável. Quando toda a linha estiver em atividade, a emissão de GEE será de 1,4 t CO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) para cada tonelada de alumínio produzido, tornando-se referência global do mercado.

"A sustentabilidade é uma agenda estratégica global. Por isso, a reciclagem é um caminho que tem se tornado ordem do dia nos países desenvolvidos. Seu maior benefício é uma produção com menor impacto ao meio ambiente, devido à baixa geração de gases de efeito estufa (GEE). Antecipando a tendência no Brasil e alinhada às práticas sustentáveis da CBA, a Metalex está pronta para atender a demanda do mercado brasileiro, consolidando o seu protagonismo como recicladora de alumínio", conclui Vianna.

A Metalex atua com a produção de tarugos com diâmetro de 4 a 7 polegadas em diferentes ligas: convencionais, especiais (soluções estruturais) e ligas premium (produtos de alta complexidade técnica, destinados às aplicações especiais, principalmente para o segmento automotivo).

Fundada no ano 2000, a empresa foi adquirida pela CBA em 2010 e tem hoje capacidade de produção de 90 mil toneladas de alumínio a partir da sucata pós-consumo reciclada em sua planta na cidade de Araçariguama (SP).

Na última década, a Metalex recebeu diversos investimentos que vão desde a expansão do pátio de sucatas, que ampliou a capacidade de recebimento e armazenamento do material, à modernização e automatização dos processos, proporcionando mais agilidade à produção. O resultado é a entrega de produtos de alta qualidade para o cliente.