Metso Outotec apresenta projetos na Codelco e Anglo American que unem tecnologia e sustentabilidade

Durante o primeiro Fórum Sul-americano “Club House Mining Talk”, a companhia finlandesa divulgou a carteira de projetos mais importantes na região e seu enfoque sustentável para os próximos anos

Por Conexão Mineral 09/11/2021 - 18:13 hs
Foto: Metso Outotec
Metso Outotec apresenta projetos na Codelco e Anglo American que unem tecnologia e sustentabilidade
Fórum Sul-americano da Metso Outotec tem programação até 10de novembro

Na coletiva de Imprensa realizada ontem (08/11), quando começou o Fórum Sul-americano da Metso Outotec, o presidente e CEO da companhia, Pekka Vauramo; Eeva Sipila, CFO, e Eduardo Nilo, presidente para América do Sul, divulgaram as novas estratégias para o setor, e quais são os principais projetos que se realizam atualmente no Brasil, Chile e Peru. 

Primeiramente, apresentaram os casos no Chile, em que destacaram a presença da Metso Outotec em dois projetos da mineradora Codelco. O primeiro projeto apresentado foi o de Rajo Inca, onde a empresa finlandesa está ajudando na atualização das minas depois de 47 anos. Neste lugar, serão implementadas melhoras nos moinhos e britadores de sete pés Symons, com o que se espera que a cliente possa obter grandes economias em sua divisão usando equipamentos e infraestrutura existente. Com este mecanismo, espera-se criar consciência sobre a economia circular e os benefícios em se reduzir a geração de resíduos. 

O segundo projeto que divulgaram foi o de Avaliação e Padronização da Codelco Andina, em que foram monitoradas falhas apresentadas por equipamentos, que vieram a dificultar a produção de minérios. Esta intervenção contou com mais de 2.000 horas de trabalho e mais de 30 especialistas da companhia, a fim de entregar soluções em peças de reposição, em capital e em serviço de campo à mineradora.   

A Metso Outotec se posicionou como uma associada para a mudança positiva não apenas no Chile, mas também apresentou seu leque completo e integral de soluções no Brasil e no Peru. Nestes países, a empresa atende importantes mineradoras, fornecendo assessoramentos e soluções para que possam melhorar seus resultados e otimizar suas operações.   

Por fim, no Peru está sendo desenvolvido um novo projeto na mina de Quellaveco, da AngloAmerican, no qual se realiza a instalação do projeto GreenField com moinhos SAG de 40 pés. Por meio desta nova iniciativa, esta mina ganhará ainda maior relevância na região, e continuará potencializando o Peru dentro do setor de mineração. 

A sustentabilidade como driver principal 

Para a Metso Outotec, o desenvolvimento sustentável é um dos pilares fundamentais para se posicionar como uma líder estratégica e sustentável nos próximos cinco anos, e assim contribuir para uma sociedade mais amigável para com o meio ambiente. Por isso, os líderes da empresa abordaram o papel da sustentabilidade dentro da Metso Outotec, durante a coletiva de imprensa. 

Reconhecendo a importância do tema e sob o marco da realização da COP 26, o presidente para América do Sul, Eduardo Nilo, afirmou que “temos uma política clara e metas de redução de consumo de contaminantes, mas também uma linha para ajudar nossos clientes a desenvolver novos equipamentos sustentáveis”. Com relação às metas de sustentabilidade das empresas, comentou que se somaram ao compromisso global de 1,5ºC. Além disso, Eeva Sipila, CFO, acrescentou que a empresa reduzirá suas emissões operacionais de CO2 em 50% até 2024, atingindo o zero (net zero) em 2030. 

Por sua vez, Pekka Vauramo, presidente e CEO da companhia, comentou sobre novas tecnologias desenvolvidas para que os equipamentos da marca sejam estrategicamente eficientes e façam uso responsável da água. 

Finalmente, apontaram quais as estratégias específicas que vêm sendo implementadas para posicionar a Metso Outotec como empresa líder em sustentabilidade, e ressaltaram a busca por soluções para: britadores, aumentando em três vezes sua vida útil e reduzindo em 30% seu consumo de energia; nos sistemas de peneiramento, espera-se reduzir a utilização de água e ocorrência de acidentes; no revestimento de moinhos, busca-se aumentar em 200% sua vida útil, reciclar os componentes e criar peças mais seguras; para as soluções de transporte, comprometeram-se em baixar em 30% o consumo de energia, reduzir a porcentagem de pó e encurtar os tempos de manutenção em 19%; em matéria de carroceria e revestimento, estabeleceram que será diminuída a porcentagem de carga a fim de baixar o uso de diesel por caminhão; e para as soluções de revestimento, querem reduzir em 70% as horas de manutenção e aumentar sua vida útil.

A entrevista coletiva foi o pontapé inicial do fórum que está sendo realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em que diversos palestrantes do setor minerador regional debaterão e conversarão sobre as tendências que se projetam para a região em um cenário pós-pandemia, os resultados da aplicação de serviços remotos na mineração, o impacto da tecnologia para se chegar a uma mineração sustentável, os desafios dos serviços de manutenção na mineração e muito mais. 

Para participar do evento (inscrições gratuitas): clique aqui.