Segunda edição do Minera Startup seleciona três iniciativas paraenses

Projetos são focados em automatização de processos, realidade virtual e gestão de obras

Por Conexão Mineral 25/10/2021 - 16:11 hs
Foto: Divulgação/Minera Startup
Segunda edição do Minera Startup seleciona três iniciativas paraenses
Programa da Hydro visa fomentar startups na região Norte do país

A segunda edição do Minera Startup,  programa de relacionamento da Hydro com startups do Pará, chegou a uma nova fase. Após todo processo inicial de apresentação e pitches, três startups paraenses foram selecionadas pela Hydro. Foram elas a EasyGestor, que atua na área de gestão, a Ludus Studio, uma empresa de Tecnologia Interativa e a VIGHA, que tem atuação na construção civil. As três startups estão agora em um passo mais avançado do programa. Elas estão em contato com setores da empresa para definir projetos e escopos de trabalho. Nesta fase, as startups verificam as necessidades específicas dos setores para planejar e apresentar soluções em alinhamento com o time de especialistas da Hydro. Se tudo caminhar bem, os próximos passos serão a realização de propostas técnicas e comerciais, culminando na última fase do programa: o contrato com uma multinacional do porte da Hydro, prevista para ocorrer nos próximos meses.

“O sucesso e o crescimento do Minera Startup em seu segundo ano são motivos de grande satisfação para nós da Hydro. Temos nesta fase três startups 100% paraenses de setores completamente diferentes com potencial para oferecer soluções disruptivas para a Hydro e para o mercado como um todo. Os empreendedores estão tendo constantes reuniões e alinhamentos com os setores para definirem o escopo do trabalho. Agora, nos resta aguardar pelas soluções que ainda serão apresentadas após essa etapa”, afirma Leoncio Rodrigues Bitar Neto, gerente de Transformação Digital da Hydro.

A EasyGestor é uma startup que combina sistema de gestão de baixo custo e educação empreendedora. A ideia nasceu, em 2013, pelo empresário Vitor Alves para atender inicialmente o mercado de Belém. Contudo, somente em meados de 2017, a startup começou a dar seus primeiros passos no mercado nacional, com sua versão gratuita, voltada para ajudar ainda mais essas empresas, que a partir de então poderiam fazer gestão de uma forma fácil, simples e segura, até mesmo para os empresários mais avessos à tecnologia.

“Estamos trabalhando em um projeto para a Hydro Paragominas, buscando uma solução de automatização de processo para o almoxarifado, reduzindo o tempo e esforço humano, aumentando a produtividade e gerando dados mais exatos”, afirma Vitor Alves, fundador da EasyGestor.

A Ludus está trabalhando em projetos de realidade virtual para as plantas da Hydro Paragominas e Hydro Alunorte. Os projetos envolvem maquetes para as duas unidades. A Ludus Studio é uma empresa de Tecnologia Interativa, localizada em Belém do Pará, que atua em Transformação Digital. Seu foco é expandir o potencial de produtos e serviços em empresas de diversos segmentos do mercado através do mundo virtual. A startup atua com Realidade Virtual, Realidade Aumentada, simulações interativas, maquetes 3D e virtuais, aproveitando o potencial criativo de produtos e serviços para solucionar problemas, validação de projetos e impulsionar vendas.

“O Minera Startup é um grande motivador. Antes de eu abrir empresa, não via incentivos desse tipo às startups como a Açaí Valley e Hydro estão fazendo. Dei sorte em abrir a empresa e ver esses programas acontecendo, pois ajudam a gente a oferecer nosso serviço”, afirma Ítalo Ferreira, fundador da Ludus.

Já a VIGHA trabalha em uma solução computacional para reduzir o trabalho manual, as manutenções corretivas em relatórios, monitoramento e compartilhamento dos dados em tempo real, executando a gestão das obras da Hydro. VIGHA nasceu em 2015 e é uma startup familiar, criada por dois irmãos, que atuavam na construção civil. Essa experiência mostrou aos dois as dificuldades operacionais que enfrentavam. Eram planilhas e papéis que se perdiam, o que aumentava muito o trabalho. Então surgiu a ideia de simplificar a gestão de obras, eliminando as complexidades dos softwares, nascendo o VIGHA.  

“A gente fazia as coisas para os outros e elas não se realizavam como queríamos. Testamos algumas coisas, fizemos um fundo para nos prepararmos para essa aventura. Tivemos condições para isso. Hoje atendemos clientes no Brasil todo e dois clientes na Angola”, afirma Fabio Chaar, um dos criadores da VIGHA.

Desenvolvimento local

O Minera Startup é uma colaboração entre Hydro, Açaí Valley e startups, voltado às soluções para o negócio da empresa e com o propósito de estimular empreendedores do Estado do Pará que tenham o foco em inovação, contribuindo com o desenvolvimento local. Em seu processo seletivo, são avaliados uma série de requisitos como ter uma equipe formada por no mínimo dois integrantes com idade igual ou superior a 18 anos e ter soluções preferencialmente voltadas para Realidade Aumentada, Digital Office, Internet das Coisas (IoT) aplicada no ambiente industrial, entre outras.

O programa possui sete etapas de integração, e ao final, as startups que apresentarem soluções que atendam ao escopo definido podem fechar um contrato com a Hydro. As etapas são: Realização do “pitch”, onde as startups apresentam suas propostas de soluções e modelos de negócios para várias áreas e profissionais da Hydro; Divulgação das startups selecionadas para avançar na discussão de possíveis provas de conceitos com as áreas da Hydro que demonstraram interesse; Apresentação, para as startups selecionadas, dos desafios existentes em cada área interessada, e discussão de um possível escopo para realização da prova de conceito; Definição do escopo da prova de conceito entre startup e área interna da Hydro; Entrega da proposta técnica e comercial para a realização da prova de conceito; Avaliação dos pré-requisitos de fornecedores da Hydro e processo de contratação para a startup executar a prova de conceito; Execução da prova de conceito na Hydro conforme escopo definido.