Mercedes-Benz lança o extrapesado Arocs 8x4

Mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas ainda neste ano

Por Conexão Mineral 22/10/2021 - 13:46 hs
Foto: Mercedes-Benz
Mercedes-Benz lança o extrapesado Arocs 8x4
Arocs foi desenvolvido por engenheiros da Mercedes-Benz do Brasil dentro da realidade do País

A Mercedes-Benz acaba de lançar o Arocs 8x4, caminhão extrapesado basculante para as operações fora de estrada, sendo especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.

“O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, o Arocs 8X4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da Empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, esse nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes”.

O Arocs foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Segundo o fabricante, mesmo sob temperaturas extremamente altas ou baixas, mantém o padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.

“Muito importante para nós é que o Arocs atende cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes”, diz Roberto Leoncini. “Por isso, eu não canso de repetir: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. E agora também: as mineradoras falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz delas”.

O extrapesado Mercedes-Benz, com cabina global da família Arocs, tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. E é um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.

“O Arocs 8x4 é a evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que atendíamos, até pouco tempo, com o Actros 4844 8x4”, destaca Roberto Leoncini. “Ele será a nova referência no Brasil em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em conforto e praticidade. Aliás, mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas previstas já para este ano”.

Arocs ganha itens específicos para o Brasil

“Esse fantástico bruto para operações off-road chega ao País consagrado pelo sucesso na Europa e em outros mercados”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Aqui, ele ganha uma série de características específicas para atender o Brasil e outros países com condições extremas de operação fora de estrada como as nossas, porque também será exportado, a partir do ano que vem, para a América Latina e outros continentes”.

De acordo com Ari de Carvalho, o Arocs irá oferecer aos clientes a maior disponibilidade e a maior produtividade por tonelada do seu segmento. “A partir de pedido dos clientes, chegamos a essa solução eficiente e rentável. Se nos 65 anos de estrada no Brasil, os nossos caminhões ganharam fama de ‘pau pra toda obra’, feitos para todas as operações e necessidades, o Arocs não só reforça como amplia essa enorme capacidade e, o que é melhor, em qualquer terreno”, diz ele. “Onde há carga muito pesada para transportar, lá estará o Arocs dando show de performance, com tecnologia, segurança e muito conforto para os motoristas”.

Trem de força robusto e resistente

O motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, consagrado no caminhão extrapesado rodoviário Novo Actros, oferece uma potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm.

Em harmonia com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, o OM 460 LA entrega um excelente desempenho, com a confiabilidade da marca nas operações severas. Mesmo atuando em condições extremas, a condução do Arocs é suave, sem abrir mão da robustez necessária para a sua operação altamente especializada.

O câmbio automatizado, da última geração PowerShift 3, foi desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. Com inteligência embarcada, destaca-se pela troca de marchas mais rápidas e eficientes.

A caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Não possui anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção.

Este câmbio se caracteriza pela alavanca multifuncional na coluna de direção, funções Hill Holder e Hold, o que resulta em mais praticidade e segurança nas partidas de rampa.

O Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas apresenta três modos de operação: Economy, para condições de uso leve, com piso bom e trecho plano. Exemplo: caminhão vazio. Neste caso, as trocas de marcha buscam melhor consumo de combustível; Standard, para condições de uso intermediário, com pavimento bom e rampas suaves com caminhão carregado. As trocas de marcha também buscam melhor consumo de combustível; e Power Off-road, para condições e uso severo, pavimento com baixa aderência, rampas íngremes e caminhão carregado. Permite maior controle do veículo por meio do pedal do acelerador.

A tomada de força com rotações mais baixas do motor assegura menor tempo de basculamento da caçamba. Como decorrência, otimiza o descarregamento do caminhão.

O conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, garante a força já amplamente reconhecida no mercado. A robustez está refletida na capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série. O freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.

A robustez do Arocs 8x4 também está presente em elementos como a embreagem bidisco de 440 mm, com torque máximo de até 3.300 Nm, solução consagrada na mineração. A espessura de cada disco é de 3 mm. Essa embreagem oferece longa vida útil e mais disponibilidade do veículo, ou seja, mais rentabilidade para o cliente, de acordo com o fabricante.

A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Isso assegura maior capacidade de carga e melhor distribuição de carga no veículo, além de maior conforto de suspensão e estabilidade de direção.

As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road, com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Buchas de metal-borracha livres de manutenção foram introduzidas nas molas, amortecedores e estabilizadores.

Já a suspensão traseira do Arocs foi otimizada para proporcionar a máxima durabilidade e confiabilidade. Ela conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura. Oferece melhor estabilidade, maior rigidez e, portanto, vida útil mais longa. Também dispõe de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação. As suspensões independentes têm fixação com “jumelo”.

Ainda com foco em robustez, o Arocs vem equipado com pneus OTR vocacionados para operações fora de estrada e com rodas reforçadas exclusivas.

O para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. O sistema elétrico foi preparado para ambientes agressivos, estando protegido dos impactos naturais de pisos irregulares.

O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. Essa solução se destaca pela alta segurança de direção graças a ótimos valores de desaceleração em todas as condições operacionais. A frenagem é precisa, com progressividade controlável devido à integração com o freio eletrônico.

Esse basculante extrapesado oferece proteção contra comprometimento funcional ou danos aos componentes do freio devido à sujeira, produtos a granel e outros, uma vez que o design fechado evita a entrada de detritos ou sujidades.

O sistema de freio eletrônico do Arocs conta com ABS e ASR. Isso traz maior segurança de direção graças à distância de frenagem otimizada em comparação com os sistemas de freios convencionais. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives.

A alta confiabilidade do sistema deve-se ao monitoramento constante do freio de serviço e seus componentes com sistema de alerta em caso de falha. Isso resulta em tempo minimizado na oficina ou para manutenção por meio do desgaste harmonizado da lona do freio, distribuição de energia do freio controlada por desgaste e armazenamento de falhas para diagnóstico rápido.

De acordo com a Mercedes-Benz, o Arocs assegura ainda um alto nível de dirigibilidade, uma vez que o ASR controla seletivamente a força de tração nas rodas motrizes ao dirigir em solo escorregadio. Resultado: desgaste reduzido e custos de manutenção menores.

O Arocs conta com freio de estacionamento eletrônico e função Hold. De fácil manuseio, essa função é ativada quando o veículo está parado e pressionando o pedal de freio com mais força. Pode ser desativada pelo motorista por meio de tecla. A função é liberada assim que o pedal do acelerador é operado novamente. O Hold é ativado automaticamente quando o motor é desligado e também pode ser ligado e desligado por meio de alavanca na cabina.

Um diferencial do freio de estacionamento eletrônico é o seu acionamento automático ao abrir a porta do caminhão com o veículo parado. Esse sistema garante maior segurança à operação.

Atendendo a pedidos dos clientes, o Arocs conta com retarder a óleo. Essa solução é outro diferencial de mercado da Mercedes-Benz. Em combinação com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900 cv de potência de frenagem a 2.300 rpm, destacando-se por mais segurança e menos manutenção.

Os tanques de combustível de 400 litros e de ARLA de 25 litros do Arocs são fabricados em material plástico de alta resistência. Suportam pequenos impactos sem sofrer ruptura e sem deformações residuais.

Também a pedido dos clientes, os tanques de combustível e de ARLA estão instalados do mesmo lado do caminhão, facilitando as operações nas condições severas da mineração.

A cabina global da família Arocs realça a imagem de força desse extrapesado off-road. A grade dianteira é única no portfólio da marca, com quatro aletas e dois spoilers laterais.

O Arocs é um caminhão compacto, fácil de manobrar e dimensionado para qualquer terreno. Pelo fato de ser alto, na versão brasileira foi incluído um degrau extra flexível para a cabina, o que garante mais conforto de acesso para o motorista.

Entre as características externas da cabina incluem-se: espelho frontal, espelho de rampa, degrau móvel no sentido longitudinal e transversal, para-choque tripartido (facilidade no reparo e baixo custo de manutenção), tomada de ar tipo ciclone com alta taxa de pré-separação de poeira, escapamento horizontal, saída dos gases de escape pela lateral e talas de fixação da báscula no chassi.

Alguns itens da cabina são específicos para operações off-road: para-sol externo, caixa do espelho em cinza fosco, espelho de aproximação, tampa de acesso externo ao compartimento de ferramentas, degrau e corrimão de acesso à báscula (opcional), janela na parede traseira, cobertura dos degraus, para-choque com cantos em aço e protetores de faróis, pino para reboque, protetor do cárter, mosquiteiro na frente do radiador, isolamento de ruído e bandeja contra poeira no motor.

A cabina do Arocs recebe cinco camadas de pintura para maior proteção contra corrosão e impactos, condições típicas das severas operações fora de estrada.

A cabina do Arocs oferece muito espaço interno e conforto para o motorista, com a robustez necessária para serviços pesados: dentro da boleia são 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm.

Essa cabina foi desenvolvida com o conceito de célula de sobrevivência e atende à norma ECE-R29. Ou seja, mais segurança para o motorista.

São muitos os destaques internos da cabina: painel envolvente, volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, display do painel com tela de 10,4 centímetros, ar condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado.

Para maior comodidade do motorista, a cabina vem equipada ainda com rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta-objetos internos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (2 x 215 litros).

O Arocs vem equipado com faróis halógenos (baixo, alto e de neblina), DRL em LED com acendimento automático, lanterna traseira em LED com aviso sonoro de marcha à ré, luz indicadora de posição, conjunto óptico de lâmpadas H7 long life para serviços pesados, grades de proteção contra impactos para menor demanda de manutenção e mais disponibilidade para o trabalho e capa protetora em policarbonato.

O sistema elétrico conta com chicotes com tubos fechados projetados e testados para ambientes off-road. Isso garante maior resistência e durabilidade. Os tubos são do tipo “zíper” nos ramais principais e os conectores contam com capas.

O quadro do chassi do Arocs é robusto e mais elevado, assegurando uma maior distância em relação ao solo. Com design modular, se destaca pela facilidade na implementação de carroçarias e instalação de equipamentos.

Com ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), o Arocs se caracteriza pela alta capacidade para trafegar em terrenos acidentados. Os para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm) asseguram menor vulnerabilidade dos componentes a impactos.

A longarina com espessura de 9 mm se destaca pela maior resistência e menor peso. O chassi do Arocs vem com consoles para otimizar o processo de encarroçamento e com furação da longarina padronizada para maior facilidade na fixação da carroçaria, sem retrabalhos adicionais.

O chassi do Arocs também garante fácil acesso às conexões e as tomadas de força podem ser com ou sem flange.

Mercedes-Benz amplia a oferta de serviços focados para caminhões off-road

“Nosso objetivo é que o cliente alcance mais disponibilidade com seu caminhão, mais produtividade e mais rentabilidade”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Onde quer que o cliente precise, nós, da Fábrica e da Rede de Concessionários, estaremos ao seu lado para levar todo apoio e assistência técnica, mesmo nas condições severas off-road”.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz irá oferecer aos clientes do Arocs a possibilidade de uma loja de peças in company e agregados em stand-by. “Outra grande novidade é o Truck OFF Center. Nós poderemos levar uma estrutura de peças e serviços do concessionário para dentro das instalações dos clientes, próximo de onde os caminhões irão operar. Isso é essencial em locais afastados, típicos da mineração, por exemplo”.

Para dar ainda mais opções aos clientes, a Mercedes-Benz oferece a alternativa de oficina ou mecânico dedicado em suas instalações. Nesse serviço, poderá ser utilizada a avançada ferramenta dos Óculos de Realidade Virtual. Assim, o especialista do concessionário pode contar com consultoria online da fábrica para uma prestação de serviço mais assertiva e em tempo real.

Outra facilidade para o cliente já consagrada no portfólio de serviços da marca é o Plano de Manutenção BestBasic, que, no caso do Arocs, traz o diferencial de contrato em horas.

Entre as soluções da marca para o mercado, também disponíveis para caminhões off-road, destacam-se também o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas, a consultoria gerencial para medir os principais KPIs comuns a esse segmento e a literatura técnica de peças.

“O Arocs chegará ao mercado com o menor TCO (custo operacional total) entre seus principais concorrentes e com potencial enorme de ganhos econômicos para os clientes”, diz Silvio Renan. “A manutenção preventiva, por exemplo, demandará menos tempo e menor custo. Para se ter uma ideia, o tempo de manutenção de um veículo da concorrência é 2,5 vezes maior. E teremos 49% menos paradas para manutenção. Serão 22 paradas a menos do que os caminhões da concorrência”.

“O Arocs, portanto, é mais um investimento com retorno garantido que a Mercedes-Benz traz para o mercado. E com muitas vantagens para os clientes, a partir da solução completa dentro da nossa marca”, conclui Silvio Renan.

 Fonte: Mercedes-Benz