Prazo final da nova legislação para prevenção de rompimento de barragens acelera procura por projetos socioambientais

Empresas têm até fevereiro de 2022 para implementação das novas leis e diretrizes que determinam a proteção das comunidades

Por Conexão Mineral 20/10/2021 - 16:24 hs
Foto: Synergia
Prazo final da nova legislação para prevenção de rompimento de barragens acelera procura por projetos socioambientais
Demanda por projetos para atender às exigências legais crescer 400% em 2021

Com o prazo de entrada em vigor no horizonte, empresas que possuem barragens, principalmente do setor de mineração, correm para se adequar às novas leis e diretrizes que entram em vigor em fevereiro do próximo ano. O movimento para atualização das políticas de prevenção teve início em 2020 com a aprovação de novas leis e resoluções, cujos avanços trazem maior preocupação com as comunidades que vivem no entorno das grandes barragens. 

Um dos principais avanços da nova legislação, para além das questões técnico-operacionais que também estão contempladas, é a preocupação com as comunidades e os biomas no entorno das barragens. "O Guia Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos, de agosto de 2020, é categórico em recomendar que sejam respeitados os direitos de pessoas afetadas, buscando engajá-las significativamente em todas as etapas da situação. Outro fator essencial é a utilização de uma base integrada de conhecimentos sociais, econômicos e ambientais que garanta o desenvolvimento de um projeto robusto de gestão de risco", explica Valéria Nader Sampaio, economista, jornalista e gerente de projetos da Synergia.  

Segundo a economista, o aumento da demanda por projetos de adequação é o que está movimentando o mercado, tanto que a Synergia está vendo os pedidos de orçamento para projetos de adequação às regras crescerem muito nos últimos 12 meses. “Do segundo semestre de 2020 para o primeiro semestre de 2021 a procura dobrou, e agora no segundo semestre de 2021 o número de pedidos de propostas quadruplicou em relação ao mesmo período do ano passado. E o semestre nem terminou e já vemos um aumento de impressionantes 400%”, completa Valéria. 

Valéria Nader Sampaio explica que o planejamento, a estruturação e a realização de planos de contingência para situações críticas, bem como estratégias eficientes para mediação de conflitos, são os serviços mais procurados desde o início do ano. Vale lembrar que o prazo para implementação das novas diretrizes foi adiado para fevereiro do próximo ano devido à pandemia.   

"Por meio de análises e diagnósticos aprofundados sobre os territórios implicados em empreendimentos que exigem barragens de resíduos, podemos mitigar problemas futuros e apoiar as empresas contratantes no sentido de estarem de acordo com as exigências da lei", explica a gerente de projetos que atuou em Mariana recentemente. 

Na Synergia, esse movimento de intensa procura por soluções socioambientais tem sido uma oportunidade para a empresa retomar investimentos em mão de obra qualificada e aplicar suas tecnologias de mapeamentos cartográficos e informação georreferenciada que proporcionam precisão e eficiência em caso de acidentes.