Nexa investe em bio-óleo para aumentar o uso de fontes renováveis 

Além do impacto ambiental a iniciativa possibilita uma economia de custo do combustível industrial 

Por Conexão Mineral 08/10/2021 - 16:19 hs
Foto: Nexa Resources
Nexa investe em bio-óleo para aumentar o uso de fontes renováveis 
Solução deverá ser estendida aos 47 fornos da unidade Três Marias

A Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, está testando bio-óleo como substituto de combustíveis fosseis na sua unidade em Três Marias. Além dos ganhos ambientais, a inovação pode gerar também redução dos custos com energia. O projeto desenvolvido vem do compromisso da companhia em implantar metodologias mais sustentáveis e relacionadas à iniciativa ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). 

A solução foi desenvolvida especialmente para Nexa por meio de uma pesquisa aplicada focada em análises e testes industriais, que transformou biomassa de eucalipto em óleo combustível via degradação térmica ou pirolise rápida.  Neste processo, podem também ser utilizados resíduos sólidos urbanos e agrícolas. O resultado é o bio-óleo, um combustível que pode ser empregado para gerar calor industrial.

De acordo com Wagner da Silva Lima, gerente de inovação e energia da Nexa, o objetivo deste projeto é substituir completamente o uso de óleo combustível fóssil por renovável em Três Marias. “Com essa tecnologia e novo insumo, aumentaremos a participação de renováveis em ambiente industrial e abre a possibilidade de utilizarmos o bio-óleo em outras áreas e unidades da Nexa. Com a conclusão do P&D em 2022 ampliaremos o uso para todos os 47 fornos da unidade”, afirma.