Mina Tucano leva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Exposibram 2021

Por Conexão Mineral 05/10/2021 - 21:04 hs
Foto: Great Panther Mining
Mina Tucano leva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Exposibram 2021
Mina Tucano participa pela primeira vez da Exposibram

A mina Tucano, produtora de ouro localizada a cerca de 200 km de Macapá (AP), participa pela primeira vez da Exposibram, a mais tradicional e relevante feira do setor mineral. Na edição de 2021, o estande 100% virtual "Minerar para o Bem" integra a programação de feiras e exposições, de 5 a 7 de outubro, levando a mensagem do desenvolvimento responsável, excelência operacional e as prospecções para o futuro das operações. 

Embalado pelo conceito "Minerar para o Bem", desenvolvido pela Great Panther Mining (GPM) e compartilhado com as demais operações da mantedora canadense, incluindo a Mina Tucano, no Brasil, o estande apresenta os resultados dos programas que contribuem com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a GPM prioriza nove e atende a cada um deles, contribuindo para que o Brasil possa atingir as metas e colaborando para alcançar um impacto coletivo positivo ainda maior. 

Na mina Tucano, as boas práticas estão refletidas nos excelentes resultados obtidos dentro e fora da empresa. Isso também se aplica às melhorias operacionais, que tornam a operação mais segura, eficiente e limpa. No estande será possível conhecer seis projetos de benfeitorias desenvolvidos com a metodologia do Six SIGMA Green Belt, que vem transformando a maneira de operar.

Estande indica as ODSs atendidas e apresenta o Relatório Sustentabilidade da GPM 

Quando o assunto é a preservação ambiental, a mina Tucano destaca seu  cuidado com a floresta amazônica. A adesão ao programa Tesouro Verde do Amapá, promovido pelo Governo do Estado e pelo Instituto Brasil Mata Viva, vem contribuindo para diversos benefícios, como a neutralização do carbono emitido pelo consumo do diesel na atividade minerária. Renovado em 2021, o Selo Tesouro Verde passou a ser impresso pela empresa no Certificado de Origem, colaborando para a cadeia de valor do mercado do ouro. 

Programação 

O estande "Minerar para o Bem" estará aberto para visitação de terça a quinta, das 10h às 18h, durante a Exposibram 2021. No espaço digital será possível realizar uma Visita Virtual de 360°, com fotos dos principais ambientes da operação, como os open pits em funcionamento, a planta metalúrgica, a sala de testemunhos e área administrativa. 

Na quarta-feira, 6, haverá diversas palestras, todas pela Plataforma Teams. Para acessar, basta entrar nas salas disponíveis no estande "Minerar para o Bem". 

• Das 14h às 16h: Equidade de Gênero da Mina Tucano, com a Engenheira de Mina, Gislaine Sá; 

• Das 16h às 17h: Neutralização do Carbono a partir da Adesão ao Programa Tesouro Verde do Amapá, com a Diretora da Brasil Mata Viva, Pâmela de Pádua; 

• Das 16h às 17h: Resultados da Campanha de Exploração da Mina Tucano Fase 2, com Rogério Alvez, Gerente de Exploração.