Vale conclui resgate de empregados da mina canadense Totten

Por Conexão Mineral 29/09/2021 - 18:29 hs
Foto: sudbury.com
Vale conclui resgate de empregados da mina canadense Totten
Mineradora afirma que iniciará investigação sobre o ocorrido no Canadá

A Vale informa que todos os 39 empregados que estavam na mina subterrânea Totten, em Sudbury, Ontário, Canadá, já estão em superfície. O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem, segundo o comunicado emitido pela mineradora hoje (29/9). 

“Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate”, disse o Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, de Sudbury, após encontro com empregados e equipe de resgate. 

“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança.” 

Segundo o comunicado da Vale, os empregados estavam na mina para o turno de domingo, quando danos ao eixo tornaram o sistema de transporte usual (espécie de elevador) inoperante. Os empregados saíram da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária. 

“Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis”, disse Bartolomeo. 

“Todos nós da Vale estávamos focados e comprometidos com o retorno seguro de nossos empregados. Ouvir que todos estão de volta à superfície e voltando para casa é a melhor notícia que poderíamos ter recebido.” 

Com os empregados de volta à superfície e em segurança, Bartolomeo diz que será iniciada uma investigação sobre o ocorrido, para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente.