Evento do SGB-CPRM promoveu o potencial mineral do Amazonas

Foco do encontro foi estimular a pesquisa e o desenvolvimento, além de mostrar as oportunidades existentes para o setor mineral dentro de uma perspectiva de sustentabilidade para o Estado

Por Conexão Mineral 29/09/2021 - 17:35 hs
Foto: CPRM/Sedecti AM
Evento do SGB-CPRM promoveu o potencial mineral do Amazonas
Objetivo foi mostrar oportunidades sustentáveis para o setor mineral no Amazonas

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) promoveu no dia 23/9 um encontro sobre o Potencial Geoeconômico do Estado do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti). O evento, idealizado pelo superintendente de Manaus do SGB-CPRM, Marcelo Motta, aconteceu no auditório do SGB-CPRM em Manaus e reuniu diversos representantes de entidades de classes, órgãos federais, estaduais e municipais.

O objetivo foi mostrar oportunidades existentes para o setor mineral dentro de uma perspectiva de sustentabilidade. O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, proferiu a palestra Conhecimento Geocientífico do Estado do Amazonas: Necessidades e Oportunidades. Atualmente, em mais de 60% da Amazônia o conhecimento geológico ainda está em escala de reconhecimento, o que inviabiliza a identificação de oportunidades exploratórias promissoras em minerais críticos e estratégicos, por exemplo. É o caso da região na calha Norte do Amazonas e no Alto Xingu.

Esteves Colnago, diretor-presidente do SGB-CPRM, destacou a possibilidade de se levantar o máximo de dados e informações sobre o setor mineral, fazendo parcerias com as universidades. “A mineração é um segmento importante no qual é preciso desenvolver ações. Temos várias potencialidades minerais estratégicas, como o potássio, o fósforo, o cobre, o lítio e o nióbio, e isso em nível nacional. No Amazonas existe a potencialidade do caulim, mas falta investimento”, declarou. Os diálogos também envolveram estudos e questões de legislação, políticas públicas, dentre outros assuntos.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep) da Sedecti, Marco Antônio Villela, o evento foi uma boa oportunidade para que o debate sobre o tema pudesse ser aberto com vários segmentos da sociedade organizada. “Esse debate me acendeu um alerta para que possamos aumentar o nosso foco no segmento da mineração”, destacou.