Resgate de funcionários da Vale presos em mina subterrânea canadense pode terminar em breve

Totten é uma mina de cobre, níquel e metais preciosos localizada perto de Worthington, na parte oeste da Grande Sudbury

Por Conexão Mineral 27/09/2021 - 17:32 hs
Foto: Sudbury Star
Resgate de funcionários da Vale presos em mina subterrânea canadense pode terminar em breve
Instalações da mina Totten, no Canadá

Os 39 funcionários presos no subsolo da mina Totten, de propriedade da Vale no Canadá, podem estar de volta à superfície na noite desta segunda-feira (27/9). A empresa diz que houve um “incidente” no poço da mina na tarde de domingo e o sistema de transporte usado para transportar os funcionários de e para a superfície foi desligado como resultado.

“Os funcionários sairão por meio de um sistema de escada secundária, com o apoio da equipe de resgate da Vale”, disse a mineradora em um comunicado distribuído no Canadá. A Vale afirma que os trabalhadores têm acesso a alimentos, água e remédios.

A Vale disse no comunicado que os funcionários estavam no subsolo no momento do incidente e imediatamente foram para os postos de refúgio como parte dos procedimentos normais, e que a empresa tem mantido comunicação frequente com eles desde o incidente. Ainda segundo o comunicado da Vale feito no Canadá, não há feridos. 

Totten é uma mina de cobre, níquel e metais preciosos localizada perto de Worthington, na parte oeste da Grande Sudbury.