CBA e Instituto Votorantim realizam AGP Saúde em Niquelândia (GO)

Apoio à Gestão Pública em Saúde oferece gratuitamente mentoria online com especialistas do setor

Por Conexão Mineral 24/09/2021 - 10:59 hs
Foto: CBA
CBA e Instituto Votorantim realizam AGP Saúde em Niquelândia (GO)
AGP Saúde é uma das iniciativas criadas pela Votorantim desde março de 2020 na área de saúde

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim, encerrou, em setembro, o ciclo de seis meses do Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde (AGP Saúde), em Niquelândia (GO). Nessa iniciativa, o município recebeu, gratuitamente, apoio para o enfretamento à pandemia da Covid-19 e para aprimorar sua oferta de assistência integral à saúde, além de outras ferramentas de gestão.

Após realizar um diagnóstico da atuação do município na área da saúde, com ênfase para atenção primária e vigilância epidemiológica, o município de Niquelândia definiu as urgências e prioridades, assim como metas e objetivos. Esse ano, para participar da mentoria online do AGP Saúde, o município montou uma equipe multidisciplinar. Esse time foi responsável por implementar os planos de ação definidos e por acompanhar a evolução prática das iniciativas, com as orientações dos consultores do programa. 

Ao final do período de mentoria, o diagnóstico inicial foi reaplicado para identificar se o município conseguiu cumprir suas metas e avançou nas competências de gestão priorizadas.

De acordo com o gerente da unidade da CBA em Niquelândia, Wagdo Braga, o município de Niquelândia apresentou um alto comprometimento com o programa, em 2021. “O engajamento da gestão pública possibilitou ao longo dos meses da mentoria aprimorar processos, práticas e níveis de gestão que permitiram salvar vidas e alcançar mais eficiência no atendimento à população”, destacou.

O AGP Saúde é uma das diversas iniciativas adotadas pela Votorantim, desde março de 2020, para apoiar a sociedade no enfrentamento à pandemia. Os acionistas, a holding investidora Votorantim S.A. e as empresas de seu portfólio (Altre, banco BV, CBA, CESP, Citrosuco, Nexa, Reservas Votorantim, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia), por meio do Instituto Votorantim, direcionaram juntos R$ 150 milhões para combater a Covid-19. 

A metodologia do AGP Saúde é voltada para municípios com até 350 mil habitantes. Atualmente o programa atende 34 municípios, localizados em dez estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Juntas, essas cidades somam quase 2 milhões de habitantes. Na maioria delas, há presença de empresas investidas da Votorantim.

Além desse grupo, houve uma segunda rodada de inserção de municípios no programa, em uma iniciativa conjunta do Instituto Votorantim e do BNDES. Em julho, depois de uma chamada pública, foram selecionados mais 40 municípios, localizados em 15 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. Juntos, os dois grupos de cidades somam aproximadamente 3 milhões de habitantes, em 16 estados.

“Fizemos uma análise de impacto das nossas iniciativas de 2020, que revelou maior eficácia, em termos de vidas poupadas e casos evitados, quando existe a melhoria da gestão pública do sistema de saúde. Isso vem pautando nossas ações em 2021”, afirma Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim. Esse estudo de impacto, realizado por um parceiro externo, a Metas Sociais, mostrou que, nos 151 municípios em que ocorreu a mentoria de Apoio à Gestão Pública em 2020, quase 1 mil vidas foram poupadas, houve a redução de mais de 33 mil casos de Covid-19 e um custo evitado de R$ 120 milhões em gastos com UTI. 

Eixos prioritários

Dentro dos eixos de enfrentamento à Covid-19 e de assistência integral à saúde, o AGP Saúde tem seis temáticas prioritárias: 

Fluxo de dados Epidemiológicos: monitoramento da Covid-19 e comunicação dos dados municipais para medidas preventivas efetivas;

Rastreamento de Contatos: estratégias para testagem e acompanhamento do contágio, para evitar a transmissão comunitária;

Vacinação: apoio ao plano municipal de vacinação, monitoramento de insumos e cobertura de vacinação e vacinados;

Comunicação de Risco: estratégias para que a população tenha acesso contínuo a informações corretas e atualizadas;

Cobertura da Atenção Primária: mapeamento da cobertura e estratégia para expansão da Atenção Básica no território, com identificação de áreas de vazios sanitários e vulnerabilidades;

Previne Brasil (iniciativa de repasse de recursos do Ministério da Saúde): apoio para o monitoramento e o reporte de indicadores que garantam o repasse de recursos.

A lista completa das cidades participantes e mais informações sobre o programa estão no site: http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/.