CSN Cimentos anuncia contrato para aquisição de 100% das ações da LafargeHolcim

A negociação adicionará uma capacidade produtiva de 10,3 milhões de toneladas de cimento por ano

Por Conexão Mineral 10/09/2021 - 15:42 hs
Foto: LafargeHolcim
CSN Cimentos anuncia contrato para aquisição de 100% das ações da LafargeHolcim
O negócio foi avaliado pelo valor base de US$1,025 bilhão, sujeito a ajuste

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) divulgou hoje (10/9) que a CSN Cimentos, companhia fechada controlada pela CSN e que concentra as operações de fabricação e comercialização de cimento do grupo, celebrou, em 9 de setembro de 2021, contrato de compra e venda de ações por meio do qual pretende adquirir 100% das ações de emissão de LafargeHolcim (Brasil) S.A., tendo a companhia como garantidora de suas obrigações.

De acordo com o informativo divulgado pela empresa, o negócio foi avaliado pelo valor base de US$1,025 bilhão, sujeito a ajuste de preço e valor retido em conta-caução (Escrow), além dos demais termos e condições previstos no respectivo contrato. O fechamento da operação, que envolve pagamento em caixa, está sujeito à aprovação por parte da autoridade concorrencial.

A aquisição adiciona uma capacidade produtiva de 10,3 milhões de toneladas de cimento por ano, por meio de plantas de cimentos estrategicamente localizadas no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, além de substanciais reservas de calcário de alta qualidade e unidades de concreto e agregados. Com o fechamento da operação, a CSN Cimentos passará a ter uma capacidade total de 16,3 MTPA e presença cada vez mais abrangente no território nacional como um produtor relevante e de baixo custo.

Ainda de acordo com o informativo da empresa, são esperadas relevantes sinergias operacionais, logísticas, de gestão e comerciais, com espaço para evolução de mix de produtos e expansão da base de clientes.

Este movimento se insere na estratégia de expansão da CSN Cimentos em meio à recuperação do consumo de cimento no Brasil, demonstrando a capacidade da empresa de assumir papel de destaque no setor.