ABCeram promove o curso on-line sobre Ciência e Tecnologia de Argilas e Agilominerais

Por Conexão Mineral 23/08/2021 - 11:28 hs
Foto: Abceram

A Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram) apresenta seu novo curso em formato on-line sobre Ciência e Tecnologia de Argilas e Agilominerais. O objetivo do curso é apresentar conceitos teóricos fundamentais sobre argilas e argilominerais, incluindo aspectos relacionados à mineralogia (estrutura cristalina e composição química), assim como a nomenclatura e classificação dos principais argilominerais existentes no ambiente superficial (rochas, solos e sedimentos). 

Entre os tópicos mais importantes abordados, figuram: princípios da técnica de difratometria de Raios-X como principal ferramenta no estudo de argilominerais, incluindo métodos de preparação de amostras e análise, dando exemplos da interpretação de difratogramas de Raios-X de diferentes amostras. Como também propriedades específicas relacionadas a química e física de materiais argilosos, visando o entendimento das principais aplicações industriais das argilas. 

O curso é ministrado por Rômulo Simões Angélica, Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, e por Simone Patrícia Aranha da Paz, Professora Adjunto do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Será oferecido em três módulos através da plataforma Zoom. 

“Este curso vem suprir às necessidades relacionadas à pesquisa, assim como demandas fabris relativas à caracterização de fases cristalinas presentes nas matérias-primas e produtos. Traz, ainda, em uma linguagem de fácil acesso, conhecimentos técnicos a respeito de técnicas consagradas na caracterização de materiais, fornecendo ferramentas para o planejamento de ensaios. Como também, aplicação de dados ao acompanhamento de presença de contaminantes, desenvolvimento de fases cristalinas, sinterização e qualidade”, destaca o professor Rômulo. 

O curso é destinado ao público em geral, estudantes (graduação e pós-graduação) e profissionais envolvidos com o tema de argilas e argilominerais. Recomenda-se conhecimentos básicos de química geral e inorgânica. 

1º Módulo: Fundamentos da Mineralogia de Argilominerais (Prof. Rômulo, UFPA) 

- Conceitos fundamentais da mineralogia: mineral e rocha, cristal, argila, argilomineral, silicatos e filossilicatos; 

- Estrutura e classificação – plano, folha, camada. Estruturas 1:1 e 2:1. Nomenclatura; 

- Gênese, ocorrências e aplicações. 

2º Módulo: Difratometria de Raios-X no estudo de argilominerais (Prof. Rômulo, UFPA) 

- Princípios de Difratometria de Raios-X (Método do Pó); 

- Técnicas de separação da fração argila, preparação de amostras e análise por DRX; 

- Interpretação de Difratogramas de Argilominerais. 

3º Módulo: Propriedades de Superfície dos argilominerais (Profa. Simone Paz, UFPA) 

- Conceitos fundamentais: Tipos de dispersão (soluções, dispersões coloidais ou colóides, suspensões) e Teoria da Dupla Camada Difusa; 

- Propriedades Químicas: Os diferentes estados da água em materiais argilosos. Capacidade de Troca Catiônica e Aniônica. Carga da Camada; 

- Propriedades Físicas: Área Superficial Específica, Densidade de Carga Elétrica Superficial, propriedades Mecânicas e Reológicas. 

Os participantes receberão certificado on-line após a conclusão do curso. Para mais informações de como ter acesso às aulas:  http://abceram.org.br/cursoonline/curso1/