Maranhão recebeu o primeiro mineraleiro do mundo que produz bolhas de ar no casco para reduzir emissões

Conhecida como air lubrication, tecnologia é uma das soluções em teste pela Vale para atingir metas climáticas

Por Conexão Mineral 23/08/2021 - 13:03 hs
Foto: 9D Studio
Maranhão recebeu o primeiro mineraleiro do mundo que produz bolhas de ar no casco para reduzir emissões
Guaibamax Sea Victoria atracou no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA)

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), recebeu em 18 de agosto o primeiro mineraleiro do mundo a contar com a tecnologia air lubrication¸ que consiste em bolhas de ar produzidas artificialmente no casco do navio. A tecnologia foi instalada no Sea Victoria, um Guaibamax com 325 mil toneladas de capacidade. Dez compressores instalados sob o convés do navio enviam ar até 20 dispositivos posicionados na parte debaixo do navio, que produzem um carpete de bolhas. A ação diminui o atrito do casco com a água, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões, o que vai ajudar a Vale a diminuir ainda mais as emissões de gases do efeito estufa (GEE) na navegação. 

A equipe de navegação da Vale estima que, se der certo, a tecnologia poderá ser replicada em toda a frota dedicada a serviço da companhia. “Expectativas apontam para uma redução de combustível em torno de 5 a 8%, por navio. Em um ano, uma única embarcação deixaria de emitir até 5.600 toneladas de CO2. A tecnologia tem potencial de instalação em toda a frota dedicada a serviço da empresa, com redução de 4,4% das emissões anuais do transporte marítimo de minério de ferro da Vale”, explica o gerente técnico de Navegação, Rodrigo Bermelho.

A instalação da tecnologia, fornecida pelo fabricante inglês Silverstream, é um projeto desenvolvido pela área de navegação da Vale, com a cooperação do Instituto Tecnológico Vale, e conta com a parceria do armador coreano Pan Ocean para instalação em um de seus VLOCs (Very Large Ore Carrier). A empresa Shanghai Ship Design Research Institute (SDARI) foi responsável pelo projeto do navio e integração com as bolhas. O estaleiro chinês New Times Shipbuilding preparou a embarcação durante a sua construção e o estaleiro Yiu Lian Dockyards (Shekou) LTD, localizado na cidade chinesa de Shenzhen, conduziu a instalação dos equipamentos. A instalação durou 35 dias e o navio ficou pronto no dia 28 de junho.

“A Vale investe em pesquisa e tecnologia para que possamos operar cada vez mais de maneira sustentável. Buscamos constantemente excelência em desempenho, eficiência, segurança e sustentabilidade. Seja com a posição de destaque no cenário portuário nacional e mundial, com a geração de impostos ou de empregos", disse o gerente-executivo de operações do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, Luís Allevato.

Ecoshipping

A adoção do air lubrication faz parte do Ecoshipping, programa criado pela Vale para atender ao desafio de reduzir suas emissões de carbono, em linha com o que vem sendo discutido no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). No ano passado, a companhia anunciou que pretende neutralizar suas emissões diretas e indiretas (escopos 1 e 2) em 2050 e ainda reduzir em 15% as emissões de escopo 3 até 2035, relativas à sua cadeia de valor, da qual as emissões de navegação fazem parte, já que os navios não são próprios. As metas são alinhadas com a ambição do Acordo de Paris. 

Recentemente, a Vale anunciou o primeiro mineraleiro do mundo equipado com velas rotativas (rotor sails), também construído na China e que chegou ao Brasil no fim do mês de julho. Assim como o air lubrication, as velas foram instaladas em um Guaibamax. São cinco velas distribuídas ao longo da embarcação que permitem um ganho de eficiência de até 8% e uma consequente redução de até 3,4 mil toneladas de CO2 equivalente por navio por ano. Caso o piloto mostre-se eficiente, estima-se que pelo menos 40% da frota esteja apta a usar a tecnologia, o que impactaria em uma redução de quase 1,5% das emissões anuais do transporte marítimo de minério de ferro da Vale. 

O vídeo da Vale explicando a tecnologia pode ser visto na Galeria de Vídeos de Conexão Mineral: clique aqui para assistir.

Leia também:

Vale recebe primeiro navio mineraleiro do mundo que produz bolhas de ar no casco para reduzir emissões

Primeiro navio mineraleiro do mundo com velas rotativas fará transporte de minério da Vale