Mina Tucano quer eliminar os quase acidentes que representam risco para a vida do trabalhador

Por Conexão Mineral 28/07/2021 - 11:24 hs
Foto: Great Panther Mining
Mina Tucano quer eliminar os quase acidentes que representam risco para a vida do trabalhador
Mina Tucano quer educar os trabalhadores sobre os riscos envolvidos nos chamados quase acidentes

Para celebrar o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (27/7), a Mina Tucano, produtora de ouro localizada em Pedra Branca do Amapari (AP),  a cerca de 200 km de Macapá (AP), promove de 27 a 30 de julho a campanha "Todos juntos contra os quase acidentes" para educar o público interno sobre a prevenção dos eventos com alto potencial de risco. 

Tomando como referência a pirâmide de Frank Bird, escala que relaciona tempo e gravidade das ocorrências no trabalho, e mostra que em cada 600 quase acidentes, 30 são lesões incapacitantes com afastamento, a empresa pretende sensibilizar os colaboradores sobre essa realidade. 

Para Renato Lopes, Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Mina Tucano, evitar eventos com potencial é uma maneira de prevenir ocorrências mais graves. "A cultura do Zero Acidente, ou seja, sem afastamento por lesão, passa por uma empresa sem fatos com potencial risco. Se quisermos manter nosso padrão de baixo índice de LTI, devemos cuidar de toda e qualquer situação". 

Entre as atividades, a campanha prevê uma exposição de fotografias sobre o tema dentro da empresa, além do Webinar "Todos juntos contra os quase acidentes", que promove um debate com os funcionários sobre as situações reais que ocorreram na mineradora. De acordo com Lopes, toda a iniciativa se justifica pela cultura interna de buscar ser Além de Zero Acidente. "Ser Além de Zero é ser responsável pela sua vida e dos outros e, inclusive, eliminar os quase acidentes", pontua. 

Olimpíadas de Segurança 

Em 2020, a Mina Tucano lançou a Olimpíada de Segurança, com atividades lúdicas sobre Segurança no Trabalho entre os diferentes setores. Durante o intervalo de um ano, as equipes que mais cumpriram mais ações de segurança foram premiadas com o troféu Capacete de Ouro. "Essa é uma forma de reconhecer os setores mais engajados e comprometidos. Uma competição que todo mundo sai vencedor", explica Renato. 

A ideia trouxe bons resultados para a Mina Tucano e atualmente está sendo levada para a operação da Great Panther Mining no México. "Nós queremos ver todos os nossos colaboradores inseridos na cultura de prevenção aos acidentes de trabalho", afirma.