Movimentação portuária baiana caiu 22% em 2021

Logística adequada ainda é um entrave para escoamento da produção mineral

Por Conexão Mineral 23/07/2021 - 13:34 hs
Foto: CBPM
Movimentação portuária baiana caiu 22% em 2021
Bahia possui dez portos/terminais sem acesso ferroviário

Segundo dados divulgados no painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a movimentação de cargas do setor portuário brasileiro cresceu 9,23% durante os cinco primeiros meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, movimentando 484,7 milhões de toneladas de cargas pelos terminais do País. Na Bahia, segundo dados também da Antaq, a movimentação de cargas do setor portuário baiano caiu 22%.

São dez portos/terminais baianos sem acesso ferroviário. O exemplo mais recente das dificuldades impostas por essa carência logística é o estaleiro da Enseada, em Maragogipe, que está ampliando a sua área de atuação para o escoamento do minério produzido na Bahia. 

Para o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, a Bahia não pode ter tantos portos sem trem. “Duas providências para melhorar a situação logística baiana se arrastam há muito tempo, sem que nenhuma solução seja tomada. São elas: a construção da variante de 22 quilômetros ligando o Polo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu; e o contorno das cidades de Cachoeira e São Félix, para evitar o tráfego pela Ponte D. Pedro II”, pontua. “A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) precisa fiscalizar a ação da VLI e garantir que a empresa cumpra com os compromissos que a concessão pública exige”, afirma Tramm.

De acordo com a CBPM, a Bahia depende de caminhões para escoar as cargas de suas principais mineradoras, bem como para o transporte de combustíveis, frutas e importantes produtos do agronegócio. Nos últimos anos, cerca de 620 km da malha foram desativados. Dentre eles, os trechos de Senhor do Bonfim-Juazeiro/Petrolina, Esplanada-Propriá, Mapele-Calçada, além da desativação parcial no Porto de Aratu, que perdeu inclusive os seus dormentes.