Jaguar Mining anuncia resultados operacionais do 2º trimestre de 2021

Por Conexão Mineral 14/07/2021 - 17:28 hs
Foto: Jaguar Mining
Jaguar Mining anuncia resultados operacionais do 2º trimestre de 2021
A perfuração foi limitada devido à pandemia na primeira metade do trimestre

A Jaguar Mining anunciou essa semana os resultados da produção de ouro para o segundo trimestre de 2021. A produção consolidada de ouro diminuiu 14%, para 20.204 onças, em comparação com as 23.483 onças produzidas no segundo trimestre de 2020. O teor também diminuiu para 3,29 g/t em comparação com 4,00 g/t no segundo trimestre de 2020.

Vern Baker, Presidente e CEO da Jaguar Mining, comenta os resultados: “Estou muito feliz em anunciar que nossa equipe entregou mais de 20.000 onças no segundo trimestre. A produção consolidada aumentou 11% durante o primeiro trimestre (de 18.161 para 20.212 onças) e os indicadores de desenvolvimento aumentaram 19% durante o primeiro trimestre (de 2.017 m para 2.400 m).  Isso foi realizado em um trimestre que começou no momento em que a Jaguar estava enfrentando os impactos do pico da pandemia COVID-19. A expectativa da Jaguar é de que até o final do terceiro trimestre a maior parte da equipe esteja vacinada. Espero ver uma recuperação contínua dos níveis de produção nos próximos dois trimestres, à medida que nossas equipes trabalham para atingir níveis sustentáveis em ambas as minas.”

Sobre o desempenho das minas, Bake afirmou: “Estou muito satisfeito com o desempenho da mina Pilar e com as mudanças feitas para garantir um segundo semestre forte. Nossa equipe de mineração aumentou a produção para 4.000 onças por mês em maio e junho. A produção trimestral para o segundo trimestre aumentou 20% em relação ao primeiro trimestre na mina, junto com um aumento de 12% nos indicadores de desenvolvimento do primeiro para o segundo trimestre. Pilar processou uma boa tonelagem, com média de 38.000 toneladas por mês, e o teor estava próximo aos níveis de reserva, com expectativa de ter um desempenho em níveis sustentáveis para o restante do ano. A mina Turmalina vem experimentando um retorno mais lento aos níveis sustentáveis de produção, mas espero ver uma melhora no segundo semestre do ano. A produção do segundo trimestre em Turmalina foi de 8.577 onças, consistente com o primeiro trimestre. As taxas de desenvolvimento aumentaram 24% no segundo trimestre em comparação ao primeiro trimestre. Embora a tonelagem tenha sido razoável, ela dependeu de um grande componente dessas toneladas provenientes de áreas mais rasas da mina. Como essas áreas são de nível inferior, os níveis de ROM da mina têm sido inferiores aos da reserva. A diluição também afetou os níveis, uma vez que a disponibilidade limitada de operadores durante a pandemia reduziu a capacidade de perfuração disponível para cabeamento. Estou confiante de que a equipe de MTL está focada em fazer as mudanças necessárias para retornar aos níveis de reserva.”

Para finalizar, Vern falou um pouco sobre as perspectivas futuras da Jaguar: “Nosso compromisso com a exploração do Quadrilátero Ferrífero continua com vários programas em andamento. Um esforço significativo continua dentro das minas para aumentar os recursos minerais e as reservas minerais. Acredito que nossa equipe possa desenvolver uma base de recursos expandida que nos permitirá aumentar a produção de cada mina. Também temos vários programas em propriedades adjacentes ou próximas às nossas plantas de processamento. Isso inclui a Zona Basal perto de MTL, onde estamos planejando um programa significativo de perfuração de circulação reversa no segundo semestre do ano. A equipe de exploração está acompanhando os excelentes resultados do prospecto Córrego Brandão, próximo à planta de Caeté. E temos uma equipe completa trabalhando no projeto Acuruí, que faz parte da nossa JV com a IAMGOLD e está localizado próximo ao Complexo CPA. Com a sólida recuperação que continua na produção, nossos projetos de desenvolvimento e nosso portfólio de exploração, que estão começando a entregar excelentes resultados, espero reportar um segundo semestre muito melhor aos nossos acionistas”.

Principais números da Jaguar no período:

- A produção de ouro na mina Pilar diminuiu 14%, para 11.627 onças, em comparação com as 13.452 onças produzidas no segundo trimestre de 2020.

A produção de ouro na mina Turmalina diminuiu 14%, para 8.577 onças, em comparação com as 10.031 onças produzidas no segundo trimestre de 2020.

O desenvolvimento total de 2.400 metros está alinhado em comparação com o mesmo período em 2020, com 2.445 metros.

- A definição total, preenchimento e perfuração de exploração diminuíram 17%, para 11.870 metros, em comparação com os 14.278 metros perfurados no segundo trimestre de 2020.

- A perfuração foi limitada devido à pandemia na primeira metade do trimestre.

- Espera-se um crescimento em recursos e reservas de perfuração para este ano.

- A posição da Tesouraria em 30 de junho de 2021, teve um caixa de $34,7 milhões, em comparação com o caixa de $37,8 milhões em 31 de março de 2021. Durante o trimestre, a Jaguar pagou um dividendo de $4,8 milhões.

Fonte: Jaguar Mining