Vale paralisa atividades no Complexo de Mariana 

Por Conexão Mineral 04/06/2021 - 13:45 hs
Foto: Agência Vale
Vale paralisa atividades no Complexo de Mariana 
Medida afetou a circulação de trens no Ramal Fábrica Nova da EFVM

A Vale informou hoje (04/6) que paralisou a circulação de trens no Ramal Fábrica Nova, da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), localizado no Complexo Mariana, em atendimento à notificação da Superintendência Regional do Trabalho de interdição das atividades em áreas próximas à barragem Xingu, da Mina Alegria. 

A medida impedirá o escoamento do material produzido na Usina Timbopeba durante a interdição e, por consequência, levará à paralisação temporária da produção nesta unidade, com impacto estimado em 33 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia. Adicionalmente, foram interditados alguns de acessos internos da Mina Alegria, com impactos parciais na produção da usina estimados em 7,5 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia. 

Segundo a Vale, a empresa está tomando todas as medidas necessárias para a retomada das atividades o mais breve possível, mantendo o  foco nos cuidados necessários para garantir a segurança dos empregados e das comunidades localizadas no entorno de suas estruturas. 

A mineradora ressalta ainda que a Barragem Xingu permanece em nível 02 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), em que não há risco iminente de ruptura, seguindo inalteradas as condições de segurança da estrutura. A Vale informa ainda que a barragem Xingu é monitorada e inspecionada diariamente por equipe técnica especializada e está incluída no plano de descaracterização de barragens da empresa. E a mineradora ressalta ainda que a Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem Xingu permanece evacuada, não havendo a presença permanente de pessoas na área.