Atlantic Nickel reutiliza 90% da água nas operações em Itagibá 

Por Conexão Mineral 31/05/2021 - 10:33 hs
Foto: Atlantic Nickel
Atlantic Nickel reutiliza 90% da água nas operações em Itagibá 
Ações da mineradora preservam a disponibilidade hídrica dos rios Contas e Peixe

Dentro das operações em Itagibá, o funcionamento de um circuito próprio de reaproveitamento permite o retorno de 90% da água captada em cavas, pilhas, planta de beneficiamento e outras áreas da Atlantic Nickel, possibilitando a reutilização no processo produtivo. Isso faz com o que o consumo de água nova represente 10% do total, preservando a disponibilidade hídrica do Rio das Contas e do Rio do Peixe, que favorecem o abastecimento das comunidades locais. 

A Atlantic Nickel possui, ainda, uma estação de tratamento de água com capacidade para 15 m³/h, que fornece água tratada a todos os funcionários da organização. O tratamento físico-químico é composto por um sistema de floculação, coagulação e filtragem, obtendo uma eficiência média de 95% na remoção de impurezas. 

Além disso, a empresa mantém em funcionamento constante duas estações de tratamento de efluentes, uma doméstica e outra industrial. Os efluentes oleosos, gerados pelos lavadores de veículos leves e pesados, oficinas de manutenção e postos de combustíveis, são tratados na estação de tratamento de efluentes industriais, com capacidade para 1.440 m³/dia, onde é possível fazer a remoção dos óleos e graxas, bem como dos demais contaminantes.   

Já os efluentes domésticos, gerados pelas áreas administrativas e refeitório, possuem capacidade de tratamento para 90 m³/dia, atendendo também aos mais rigorosos padrões de segurança. 

Segundo a mineradora, todas as estratégias implementadas pela Atlantic Nickel buscam respeitar as legislações ambientais, mas vão além das exigências aos requisitos legais, mantendo um compromisso coletivo diário de evitar o desperdício.