Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP é um dos maiores acervos do mundo

Sistema armazena cerca de 215 mil mídias, com um volume total de aproximadamente 6 petabytes de dados técnicos

Por Conexão Mineral 28/05/2021 - 11:23 hs
Foto: ANP
Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP é um dos maiores acervos do mundo
O BDEP está passando por um processo de transformação digital

O Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) completa 21 anos de criação amanhã (29/5). O BDEP é responsável pela guarda e manutenção de todo o acervo nacional de dados de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural e um dos maiores bancos de dados governamentais centralizados do mundo. Armazena aproximadamente 215 mil mídias, com um volume total de aproximadamente 6 petabytes de dados técnicos, e oferece tecnologia de ponta a clientes eventuais, associados e institutos de pesquisa.   

O BDEP está passando por um processo de  transformação digital com o objetivo de entregar aos usuários serviços de qualidade com a rapidez que a indústria do petróleo e gás natural exige.

A descoberta das reservas do pré-sal exigiu maior capacidade de armazenamento e rapidez na disponibilização dos dados do acervo. Para atender à necessidade de gestão dos dados de forma eficiente e econômica, foram implantadas inovações como a disponibilização dos pacotes de dados das rodadas de licitação pela internet via eBID e o serviço de disponibilização de dados via internet para usuários externos.

Recentemente, passaram a ser disponibilizados os dados públicos terrestres, online, de forma automatizada e com rápido acesso. O acervo em formato digital do BDEP inclui dados poços, dados sísmicos, dados não sísmicos (gravimétricos, eletromagnéticos, entre outros), além dos respectivos relatórios e arquivos complementares. Qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira, pode ter acesso aos dados públicos armazenados no BDEP. Atualmente, o BDEP conta com 40 clientes.