Nexa busca soluções para aproveitamento da jarosita

Mining Lab Begginings está com as inscrições abertas até 11 de junho

Por Conexão Mineral 14/05/2021 - 14:34 hs
Foto: Nexa Resources
Nexa busca soluções para aproveitamento da jarosita
Unidade da Nexa em Juiz de Fora (MG)

Com um olhar na mineração sustentável e o compromisso de ampliar sua atuação ESG, a Nexa, em parceria com a Escalab, Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios, está promovendo, por meio da Plataforma Mining Lab, o programa Mining Lab Beginnings. Esta iniciativa busca por soluções vindas diretamente de pesquisadores para atender aos desafios da Nexa no desenvolvimento de inovações. 

O programa visa identificar iniciativas, ideias e ações capazes de encontrar inovações para a jarosita – resíduo da metalurgia de zinco – transformando-a em um novo produto. Os participantes terão a oportunidade de unir tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social em uma única solução para achar novas aplicações para esse material. A proposta desse Beginnings está alinhada a visão de longo prazo da Nexa de potencializar legados positivos.

De acordo com Rodrigo Gomes, gerente geral de Inovação da Nexa, o Beginnings vai ampliar o ecossistema de inovação da Nexa e trazer novos formas negócios para companhia. “A plataforma Mining Lab é um celeiro de ideias, iniciativas e projetos inovadores. A cada novo programa, ampliamos nosso leque de soluções transformacionais, criando a mineração do futuro”, afirma.

O Mining Lab Beginnings irá proporcionar aos participantes o desenvolvimento de rotas para transformar um resíduo da metalurgia do zinco e promover a economia circular. O programa traz fomento financeiro à pesquisa, a possibilidade do escalonamento do projeto, a geração de patentes e publicações e, por fim, um possível contrato com a Nexa para aplicação da inovação desenvolvida.

Após o período de inscrições e prospecção, os participantes do Mining Lab Beginnings serão entrevistados pela equipe de Inovação da Nexa. Na sequência, os selecionados vão desenvolver suas pesquisas e colocá-las em prática. Por último, deverá ser elaborado um estudo de viabilidade técnica e econômica que será o critério de seleção na última etapa do programa junto com a participação no DemoDay que é momento em que serão apresentados os resultados alcançados.

O que é jarosita?

A jarosita é um composto resultante da metalurgia do zinco ainda sem aplicação. Ele está sendo acumulado em depósitos na unidade de Juiz de Fora da Nexa. Sua origem é do tratamento hidrometalúrgico do zinco. É gerado na etapa de purificação do licor de lixiviação devido a remoção o ferro após a adição de sulfato de amônio na forma de um precipitado: a jarosita.

As inscrições no programa estão abertas até 11 de junho no site: https://escalab.com.br/mininglabbeginnings/