Vale, BHP e Rio Tinto se unem em desafio global de eletrificação de frotas nas minas

As três mineradores anunciaram, recentemente, que pretendem se tornar carbono neutro em 2050

Por Conexão Mineral 14/05/2021 - 13:57 hs
Foto: Divulgação
Vale, BHP e Rio Tinto se unem em desafio global de eletrificação de frotas nas minas
Inscrições estarão abertas a partir de 18 de maio

Vale, BHP e Rio Tinto, três das maiores mineradoras do mundo, lançaram ontem  (13/05) o "Desafio de Inovação Charge On", uma chamada global voltada a empreendedores, fornecedoras e start-ups capazes de desenvolver soluções de eletrificação de grandes caminhões, como os usados em minas. O objetivo é gerar soluções que irão permitir a substituição do diesel por baterias e, assim, reduzir significativamente as emissões em operações, além de aumentar a segurança e a produtividade operacional. O desafio está sendo conduzido pela Austmine, associação de equipamentos, tecnologia e serviços de mineração da Austrália (METS, na sigla em inglês). As três mineradores anunciaram, recentemente, que pretendem se tornar carbono neutro em 2050. 

Atualmente, a tecnologia disponível no mercado não atende à mudança desejada pelas empresas. Isto porque os sistemas de carregamento estacionários requerem um tempo considerável para carregar caminhões grandes, o que resultaria em perda de produtividade significativa. A indústria de mineração precisa de conceitos de carregamento rápido em escala de vários megawatts, capazes de fornecer cerca de 400 kWh para carregar e impulsionar um caminhão dentro do ciclo de transporte do caminhão - carga, deslocamento, despejo, retorno e fila. 

"A eletrificação da mina requer uma integração considerável entre o planejamento e as operações da mina. Precisamos desenvolver novas soluções de carregamento que possam ser incorporadas em nossas operações em paralelo ao desenvolvimento de caminhões a bateria, para garantir a criação de um sistema de transporte elétrico verdadeiramente sustentável em todos os aspectos: limpo, competitivo e flexível", afirma Carlos Mello, diretor de Engenharia de Ferrosos da Vale.

Segundo a CEO da Austmine, Christine Gibbs Stewart, o Charge On pode mobilizar outros setores, já que cerca de 80% das associadas à METS são de fora da mineração. "São empresas ligadas às indústrias automotiva, aeroespacial, de defesa e de fabricação de baterias, entre outras. Esperamos que o desafio atraia essas empresas também", disse Gibbs Stewart.

O presidente da BHP Minerals Austrália, Edgar Basto, acredita que o Charge On é uma oportunidade de estimular ideias inovadoras. "Algumas das quais poderiam ser aplicadas imediatamente em equipamentos diesel-elétricos existentes e ajudar a acelerar a implementação de soluções de longo prazo. Sabemos que esses desafios não serão resolvidos da noite para o dia, mas juntos podemos encontrar os melhores conceitos que podem ser aplicados em toda a indústria", completou. 

O executivo de Segurança, Técnico e de Projetos do Grupo Rio Tinto, Mark Davies, disse: "Este é um apelo global aos inovadores para mudar a forma como os sistemas de caminhões de transporte operam no setor de mineração. A inovação é a chave para a descarbonização e esperamos que o desafio forneça novos conceitos que possam gerar enormes benefícios de longo prazo para a nossa indústria e o meio ambiente. Parcerias e colaborações em uma ampla gama de setores podem gerar mudanças tecnológicas significativas. Esta é uma abordagem importante em toda a indústria, com potencial para criar novos empregos e oportunidades para fornecedores, tanto global quanto localmente".

O "Desafio de Inovação Charge On" é um grande exemplo do trabalho colaborativo atual que está sendo feito pela indústria de mineração e fabricantes de equipamentos móveis para descarbonizar as frotas de mineração. Além de fornecer uma fonte de energia com zero carbono, a conversão de equipamentos móveis de mineração para baterias elétricas pode potencialmente reduzir custo, pois os motores elétricos têm menos peças móveis se comparados aos de um equipamento padrão, a diesel.

Vários fornecedores não tradicionais do setor de mineração estão desenvolvendo ativamente tecnologias que podem ser aplicadas à eletrificação de minas. Neste contexto, o Charge On pode ainda estimular um mercado emergente de soluções tecnologias de baixo carbono voltadas à mineração, acelerar a sua comercialização e integrar inovações de outras indústrias ao setor.

As inscrições para o "Desafio de Inovação Charge On" estarão abertas a partir do próximo dia 18. Os candidatos poderão apresentar seus projetos durante este ano. Para mais informações, visite o website www.chargeoninnovation.com.