Sociedade Mineira de Engenheiros e ACMinas fazem webinar sobre projeto Bloco 8

Empreendimento da SAM tornará viável a extração de minério de ferro de baixo teor no Norte de Minas Gerais

Por Conexão Mineral 30/04/2021 - 13:22 hs
Foto: Divulgação
Sociedade Mineira de Engenheiros e ACMinas fazem webinar sobre projeto Bloco 8
Previsão é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico de implantação

Os executivos da Sul Americana de Metais (SAM) participaram, a convite da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), da Organização Mineronegócios e da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), de um webinar realizado em 27/4 para apresentar o projeto Bloco 8 de extração e beneficiamento de minério de ferro na região Norte do Estado. 

O evento online computou a participação de mais de 70 pessoas, sendo a maioria ligada à área de Engenharia e Projetos. Os inscritos, após assistirem as apresentações do CEO da SAM, Jin Yongshi, do diretor de Engenharia, Eder de Silvio, e da diretora de Relacionamento e Meio Ambiente, Gizelle Andrade, manifestaram sua opinião positiva sobre a qualidade técnica do projeto. Também estiveram presentes membros do CREA-MG, da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, de empresas e consultorias técnicas.

Adriano Espeschit, diretor e presidente da Comissão Técnica de Mineração e Metalurgia da SME, reforçou que a entidade tem atuado em defesa de um projeto sustentável de desenvolvimento para Minas Gerais e para o país. “Estamos impressionados positivamente com o projeto, notadamente com as rotas tecnológicas que permitirão elevar o minério de baixo teor de 20% para 66%”, afirmou.

José Anchieta da Silva, presidente da ACMinas também elogiou o empreendimento da SAM e disse que se trata de uma poderosa ferramenta de desenvolvimento para o norte de Minas, uma região absolutamente carente. “Fica aqui o aplauso, o entusiasmo e o apoio da diretoria da ACMinas.

Projeto Bloco 8

O Projeto Bloco 8 é formado principalmente por um complexo minerário e uma barragem de água nos municípios de Grão Mogol, Josenópolis, Fruta de Leite e Padre Carvalho. Além de trazer soluções para a disponibilização dos recursos hídricos, o projeto tem como compromisso fomentar na região uma plataforma de crescimento econômico e social. 

O investimento da SAM para o empreendimento é de US$ 2,1 bilhões tornando viável a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20%) e a transformação do minério do Norte do Estado em um produto de alta qualidade, com produção anual de 27,5 milhões de toneladas de concentrado minério de ferro.  A previsão é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico da fase de implantação do Projeto Bloco 8, e mais 1.100 empregos durante a sua operação.

A construção da barragem de água do Rio Vacarias permitirá a disponibilização de água às comunidades locais. Com distribuição prevista pelo Governo do Estado haverá uma quantidade de água disponível que permitirá o atendimento de mais de 640 mil pessoas por dia, superior à população de Montes Claros. A SAM vai também realizar, em parceria com o governo do Estado, um projeto de irrigação de até 950 hectares para apoio à agricultura familiar local.