Com metodologia construtiva inovadora, Shiploader é transferido em apenas 35 dias

Projeto foi executado no porto chileno de Patache Collahuasi para a empresa de mineração Collahuasi

Por Conexão Mineral 28/04/2021 - 15:32 hs
Foto: SKIC
Com metodologia construtiva inovadora, Shiploader é transferido em apenas 35 dias
Obra da SKIC em Puerto Patache (Chile), para a Mineradora Doña Inés de Collahuasi

O projeto Shiploader Loader Replacement em Puerto Patache Collahuasi, na cidade costeira de Iquique, norte do Chile, foi concluído com sucesso pela Sigdo Koppers Engenharia e Construção (SKIC). Com a utilização de uma metodologia construtiva inovadora, a empresa conseguiu realizar a manobra de transferência de um shiploader, sem incidentes, em apenas 35 dias (dentro do limite da parada geral da planta). Trata-se de tempo recorde, de acordo com a experiência internacional, que, em geral, estabelece um prazo de quatro a cinco meses para a execução deste tipo de serviço. 

A cada 20 anos, Collahuasi realiza a troca do carregador de navio (shiploader) em Puerto Patache, o que implica paralisar a operação de sua planta por mais de um mês, período que pode ser estendido caso não haja logística e tecnologia adequadas. Em 2020, esta complexa manutenção foi realizada pela SKIC, responsável pela engenharia de projeto, montagem e içamento - realizada por sua Unidade de Manobras Especiais (UME) - para substituir os equipamentos existentes por meio de uma mola auxiliar. Os cerca de 850 mil kg de estruturas foram montados a partir do mar, por meio de guindastes de alta capacidade e duas plataformas offshore Jackup, entre outras. 

A logística significou a transferência marítima, a 65 km da área do projeto, de todos os equipamentos e estruturas considerados para a operação, contemplando uma metodologia que minimizasse o tempo de desarmamento e a sua autorização em regime de encerramento de fábrica. 

Os resultados obtidos permitiram à Mineradora Doña Inés de Collahuasi realizar todos os embarques de concentrado de molibdênio e filtração de concentrado desde seu porto de Patache, deixando de lado as alternativas de Arica, Iquique e Antofagasta que utilizou no período durante o reparo. 

O Diretor Corporativo de Negócios Latam da Sigdo Koppers Engenharia e Construção, Ignacio Dünner, comentou: "Este projeto foi um grande marco para a SKIC, nosso cliente Collahuasi e a indústria, por vários motivos. A primeira é devido ao prazo, a troca do Shiploader foi desenvolvida em um tempo bem menor do que o esperado. Por outro lado, a metodologia construtiva inovadora utilizada reafirma a capacidade da nossa empresa para enfrentar grandes desafios e compreender a importância para o nosso cliente da intervenção dos seus equipamentos críticos na zona portuária, para onde finalmente se exporta toda a produção da Minera Collahuasi. Por fim, em termos de indicadores de segurança e ambientais, estamos satisfeitos por termos atendido aos melhores padrões do setor e de nosso cliente, com dano zero". 

Planejamento

"Um dos aspectos mais desafiadores do projeto de Puerto Patache foi a metodologia de construção. Seu projeto ficou a cargo de engenheiros próprios, que contemplaram um grande número de manobras inovadoras e de alta precisão, elementos-chave que garantiram o sucesso do projeto. Além disso, outro desafio foi o planejamento das obras, pois no setor marítimo é preciso considerar, entre outros, as condições climáticas e de maré para poder realizar as manobras com sucesso", disse Dünner. 

Ele afirma que a SKIC se tornou um player relevante no mercado de obras marítimas. Prova disso é que, além de terem concluído o Collahuasi com sucesso, participam atualmente da execução de um dos projetos marítimos mais relevantes do setor de mineração, Quebrada Blanca II. A empresa também  adquiriu, entre outros equipamentos marítimos, uma plataforma Jack Up C9, que lhes permite desenvolver obras portuárias com equipamentos próprios, modernos e de grande porte. 

Mineração 

Com mais de 140 projetos de mineração na América Latina, a SKIC já executou obras para as indústrias de cobre, ouro, prata, aço, zinco e lítio, e foi responsável pela construção de projetos de infraestrutura utilizados por 17 das 28 maiores mineradoras chilenas. 

O objetivo da SKIC é que o setor de mineração represente, até 2023, pelo menos 50% de sua carteira de clientes no Brasil, concentrada, até agora, no setor elétrico. 


Ignacio Dünner, diretor corporativo de negócios Latam da Sigdo Koppers Engenharia e Construção (foto: SKIC)