Água aquecida acelera e intensifica ação de desengraxantes alcalinos

Detalhe que reduz tempo na manutenção

Por Conexão Mineral 09/12/2016 - 16:28 hs
Foto: Quimatic Tapmatic

Reconhecidos como alternativa segura, eficaz e ecologicamente correta de desengraxar peças, máquinas e estruturas metálicas utilizadas pelo setor de mineração, os desengraxantes alcalinos têm a eficiência intensificada quando diluídos com água aquecida na temperatura de 60ºC em vez de água na temperatura ambiente.

A informação é da fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic. De acordo com a empresa, os ganhos de tempo e desempenho nesta forma de trabalho com o produto são bastante perceptíveis. “A diluição do desengraxante em água aquecida acelera a solubilização da gordura, facilitando a remoção de graxas e limpeza de peças, equipamentos, máquinas, entre outros”, explica Marcos Pacheco, químico sênior da empresa. “Esta pequena mudança na forma de utilizar a solução garante benefícios consideráveis para as mineradoras, já que é possível contar com a peça desengordurada e pronta para uso mais rapidamente, o que leva à economia de tempo de mão de obra e ao aumento de produtividade.”

Além destes benefícios, a Quimatic Tapmatic enfatiza que desengraxantes à base de água oferecem uma série de vantagens em relação ao uso de  solventes que costumam ser adotados indevidamente no desengraxe de peças, como querosene, gasolina, aguarrás, hidrocarbonetos, entre outros. Isso por que o desengraxante alcalino não é inflamável e não contém componentes tóxicos em sua fórmula.  Além disso, como o produto pode ser diluído em água, rende muito mais e o custo final da operação de desengraxe será menor.

Para atender às exigências de companhias do setor de mineração comprometidas com a sustentabilidade, a empresa disponibiliza no mercado o desengraxante à base de água Quimatic ED Solv. O produto possui a classificação 5 – a mais elevada na escala de soluções ecologicamente corretas - e há cerca de dois anos ganhou nova fórmula com odor cítrico mais leve e ação 10% mais rápida. Outro diferencial é que ED Solv conta com aditivo ED, de Extremo Desengraxe, responsável por maximizar e agilizar o desengraxe de peças e estruturas metálicas