Atlantic Nickel cumpre metas do trimestre para incremento de produção do níquel sulfetado na Bahia 

Resultado representa conquista da primeira etapa do Programa Estabilidade Segura, que prevê 12 objetivos estratégicos na organização para 2021

Por Conexão Mineral 09/04/2021 - 14:30 hs
Foto: Atlantic Nickel
Atlantic Nickel cumpre metas do trimestre para incremento de produção do níquel sulfetado na Bahia 
O Programa Estabilidade Segura é um conjunto com 12 metas planejadas para 2021

A Atlantic Nickel atingiu as  três metas prioritárias estabelecidas pela companhia para o primeiro trimestre de 2021, por meio do Programa Estabilidade Segura. As metas eram:  concluir a fase 1 das obras de alteamento da barragem de rejeitos; alcançar 1,5 milhão de toneladas alimentadas na planta; e atingir 79% de recuperação metalúrgica média de níquel sulfetado no primeiro trimestre. 

“Conseguimos esse excelente resultado porque trabalhamos juntos, unimos esforços e talentos de todas as áreas da empresa. Trabalhamos em equipe, como um único time, o time da Atlantic Nickel”, celebra Ricardo Campos, gerente geral de operação.  

O Programa Estabilidade Segura é um conjunto com 12 metas planejadas para 2021 com o propósito de encorajar e dar foco a todo o time na entrega das prioridades estratégicas e do resultado esperado pela companhia para as operações da planta localizada no município baiano de Itagibá.  

Controlada pelo grupo Appian Capital Brazil e única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel completou, no dia 15 de outubro de 2020, um ano de operação em Itagibá, interior da Bahia. São mais de 1.700 empregos diretos gerados pelo negócio e R$ 151 milhões injetados em compras e contratos com fornecedores da Bahia de 2018 a 2020.  

A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (8 anos de mina a céu aberto + 26 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.    

Para além disso, a Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita. A proximidade desta nova área com a infraestrutura em operação, somada à viabilidade de integração logística, apontam para o sucesso dos estudos de expansão.