Vale conclui a venda da Vale Nova Caledônia para o Prony Resources

Por Conexão Mineral 02/04/2021 - 14:56 hs
Foto: Trafigura
Vale conclui a venda da Vale Nova Caledônia para o Prony Resources
Vale continuará tendo direito a uma parte da produção

A Vale, por meio da subsidiária Vale Canada Limited, concluiu a venda de sua participação acionária na Vale Nouvelle-Calédonie S.A.S para o consórcio Prony Resources New Caledonia. O consórcio de investidores, que inclui a Trafigura, contempla uma participação majoritária e não diluível dos interesses da Nova Caledônia.

"Após vários meses de negociação, estou satisfeito por ter concluído o nosso desinvestimento na VNC, beneficiando os empregados, a Nova Caledônia e todos os seus stakeholders. A Vale está totalmente comprometida com esta transação. Ela atende às garantias exigidas nos âmbitos financeiro, social e ambiental e oferece um futuro sustentável para as operações." disse Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale.

Segundo a mineradora, a intenção da Vale desde o início do processo de desinvestimento foi se retirar da Nova Caledônia de uma maneira ordenada e responsável e o acordo cumpre isso. 

A transação provê um pacote financeiro de US$ 1,1 bilhão às operações de VNC, no qual a Vale Canada Limited contribuirá com US$ 555 milhões para apoiar a continuidade das operações. O financiamento do Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável do Extremo Sul também será assegurado pela Vale.

Além disso, a Vale continuará tendo direito a um contrato de fornecimento de longo prazo para uma parte da produção, permitindo continuar atendendo à crescente demanda de níquel pela indústria de veículos elétricos.

"Além de dar continuidade ao Pacto, a transação também permite a continuidade do Projeto Lucy para armazenagem de rejeitos a seco", disse Mark Travers, Vice-Presidente Executivo de Metais Básicos da Vale. "Gostaríamos de agradecer o tempo e o esforço de todos os stakeholders para chegar a este acordo, incluindo o Estado Francês e a Província do Sul da Nova Caledônia, e especialmente os funcionários de VNC por sua confiança e apoio durante um processo longo e incerto."