Nexa adota teletrabalho permanente

Iniciativa ‘#NexaEmQualquerLugar’ faz parte da transformação cultural da companhia e permitirá o trabalho totalmente remoto mesmo pós-pandemia

Por Conexão Mineral 30/03/2021 - 13:01 hs
Foto: Nexa Resources
Nexa adota teletrabalho permanente
Diminuição dos deslocamentos vai reduzir a emissão de mais de 250 toneladas de CO2 em um ano

A Nexa acaba de lançar a iniciativa #NexaEmQualquerLugar.  Isso significa que os colaboradores poderão aderir ao novo modelo ao longo de abril, o qual será vigente a partir de maio deste ano. A modalidade de trabalho totalmente remoto, mesmo pós-pandemia, está alinhada com a tendência de Anywhere Office (escritório em qualquer lugar), sendo uma opção para os colaboradores dos escritórios corporativos de São Paulo, Belo Horizonte e Lima (Peru). De forma voluntária, os colaboradores de qualquer nível, inclusive estagiários e aprendizes, podem aderir à nova proposta, se a função não demandar atividade presencial.

"Para construir a mineração do futuro, é preciso ter uma gestão mais humana e colaborativa, por meio de um modelo de trabalho flexível, que pensa no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mais produtivo e mais ágil no dia a dia", ressalta Gustavo Cicilini, Vice- Presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa. 

Segundo a empresa, os colaboradores que aderirem ao programa receberão todo o apoio para cuidar da saúde e da postura e, até mesmo, equilibrar os custos de internet e infraestrutura necessária para o home office, com kit ergonomia e auxílio teletrabalho previstos no pacote de adesão.

Trabalhar de onde quiser, além de permitir novas dinâmicas entre times e equipes, também irá contribuir para outro aspecto, que vai além do bem-estar no trabalho. Segundo o levantamento da Nexa, inúmeros colaboradores se deslocavam diariamente, antes da pandemia, até a sede da empresa com carro próprio. Essa mudança irá contribuir também para o meio ambiente, pois será possível reduzir a emissão de mais de 250 toneladas de CO2 em um ano, considerando os deslocamentos que eram feitos de casa aos escritórios de São Paulo, BH e Lima.

Toda essa mudança foi impulsionada pelo movimento de transformação cultural acelerada que a Nexa vem vivendo, somada ao diagnóstico de uma pesquisa interna. O estudo mapeou que 83% dos colaboradores preferem uma política intensiva de trabalho remoto no cenário pós-pandemia.

No novo modelo, os escritórios corporativos, redesenhados para permitir a presença até duas vezes na semana, passam a funcionar como ponto de apoio para momentos de interação dos times, trabalhos conjuntos e recepção de parceiros ou clientes. “Vimos que a maioria do nosso público não enxerga a necessidade de estar presencialmente no escritório mais do que duas vezes na semana. Dessa forma, com uma nova proposta de espaço, vamos eliminar os lugares fixos e investir em um design que favoreça a colaboração e a inovação dos nossos times, quando optarem por se encontrarem no escritório”, afirma Cicilini.

O movimento #NexaEmQualquerLugar também visa facilitar a vida de muitos colaboradores, que passaram a estar muito mais próximos da família, já que o Anywhere Office traz a flexibilidade literal de trabalhar em qualquer lugar. "Com essa mudança, diversas famílias terão a oportunidade de continuar com as rotinas que desenvolveram nesse período de quarentena e manter maior proximidade com quem desejam. Além disso, os colaboradores podem optar em viver em outras cidades ou estados distintos da base onde estão alocados”, finaliza Cicillini.

Durante o contexto de pandemia, a empresa afirma que os aprendizados com a nova realidade têm sido fundamentais para a sustentação da nova modalidade de trabalho. Nesse sentido, com a implementação do modelo teletrabalho permanente, a companhia ampliará as seguintes iniciativas em diversas áreas:  Treinamentos voltados à produtividade e cuidados com a saúde mental e física; Preparação da liderança para a transição ao modelo de gestão de times remotos; Fortalecimento de ferramentas e práticas de colaboração remota, para o desenvolvimento eficaz de projetos à distância; Mudança no modelo de gestão – acompanhamento por entregas e não por hora trabalhada; Revisão das estruturas físicas do escritório: mais espaços colaborativos e eliminação de posições fixas.