Projeto “Gente Cuidando das Águas” protegerá o Rio Santa Catarina

Iniciativa da Nexa em Vazante conta com a parceria do BNDES, Emater e instituições locais

Por Conexão Mineral 26/03/2021 - 16:00 hs
Foto: Nexa Resources
Projeto “Gente Cuidando das Águas” protegerá o Rio Santa Catarina
Criado em 2018, o projeto já recuperou 27 nascentes e construiu mais de 21.855 metros de cercas

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Floresta (21) e o da Água (22), o programa Gente Cuidando das Águas, da Nexa, retoma suas atividades em dez escolas municipais e estaduais de Vazante. O projeto será focado na educação e conscientização ambiental das crianças e jovens da cidade.

Criado em 2018, o projeto já recuperou 27 nascentes e construiu mais de 21.855 metros de cercas de proteção das nascentes do Rio Santa Catarina, que é o principal curso d’água da cidade. Neste ano, diante dos desafios impostos pela Covid-19, o projeto foi reformulado para acompanhar as atividades escolares seja elas virtuais e ou presenciais para dar ainda mais foco na educação e conscientização ambiental, de jovens do 6° e 8° ano do ensino fundamental. 

De acordo com Fernando Gurgel, gerente geral da Nexa Vazante, além de preservar o Rio Santa Catarina, o projeto visa promover um diálogo transparente e educativo na gestão conservação dos recursos hídricos da cidade. “O projeto surge do nosso compromisso de contribuir com a melhoria da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Catarina. Com ele, será possível levar informações relevantes às comunidades do município sobre a importância de se adotar medidas de preservação e como a mobilização social em prol do meio ambiente pode melhorar o futuro da cidade”, afirma. 

O projeto foi construído com o objetivo de promover a recuperação e proteção de nascentes a montante do Rio Santa Catarina através do cercamento e da conscientização das pessoas. Até o momento, foram beneficiou diretamente cerca de 35 produtores rurais e mais de 390 estudantes do 6º ano e 250 do 8º ano. 

"O Gente Cuidando das Águas acompanha a evolução das nascentes protegidas, com monitoramentos de qualidade e volume de. Muitos dos produtores que participam do projeto receberam mentorias com foco na educação ambiental e conheceram tecnologias de baixo custo que podem melhorar a qualidade da água na sua propriedade”, comenta Gurgel. 

Neste ano, o projeto terá continuidade nas escolas por meio de aulas temáticas virtuais e presenciais, tendo como objetivo construir uma maquete da Bacia do Rio Santa Catarina em uma campanha de sensibilização promovida pelos próprios alunos. Todos os temas abordados estão em linha com a proposta do BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ministério da Educação. 

O ‘Gente Cuidando das Águas’ é desenvolvido em parceria com o BNDES, a Secretaria de Educação de Vazante, EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e a ADVAZ (Agência para o desenvolvimento local, integrado, e sustentável de Vazante).