Governo apresentou o potencial mineral do Brasil para investidores

Por Conexão Mineral 19/03/2021 - 14:39 hs
Foto: CPRM
Governo apresentou o potencial mineral do Brasil para investidores
Brasil participou mais uma vez do PDAC, evento canadense que esse ano foi realizado online

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgou o balanço da sua participação no encontro do Prospectors & Development Association of Canada 2021, o PDAC, que é o maior evento de exploração mineral do mundo. Esse ano, mesmo no formato virtual, 312 empresas de mineração e exploração mineral participaram mostrando os seus projetos. 

Durante toda a programação, o SGB-CPRM apresentou aos investidores internacionais, por meio de exposição virtual no pavilhão Brasil, as áreas com ativos minerários disponíveis para realização de leilão em 2021, qualificadas pelo Programa Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. 

O SGB-CPRM também trouxe para o PDAC 2021, o "Potencial Mineral e Novas Perspectivas para Exploração no Brasil". Na palestra proferida pelo pesquisador em Geociências Anderson Dourado foi abordada a importância que o setor mineral possui na economia brasileira, bem como as principais áreas produtoras e as áreas com potencial para novas descobertas. O pesquisador citou ainda as novas oportunidades na exploração de metais críticos e estratégicos. 

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, o setor mineral do Brasil teve o melhor desempenho no contexto da pandemia, na comparação com todos os demais setores produtivos. No último ano, o faturamento do setor mineral cresceu em diversos estados, para além dos tradicionais produtores de minério de ferro. Na comparação anual, as exportações de minério foram 11% maiores do que no ano anterior, passando de US$ 33 bilhões para US$ 37 bilhões, além da quantidade exportada ter sido de cerca de 371 milhões de toneladas. 

"As recentes mudanças regulatórias, assim como o PDM lançado em 2020 são iniciativas importantes, pois transmitem aos investidores uma orientação quanto aos objetivos da Política Mineral do país, além de ajudar a construir um clima de clareza e estabilidade para tomada de decisões de investimento. Nesse contexto de expansão, estima-se em US ﹩38 bilhões o montante de investimentos em mineração no país até 2024", ressaltou o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Estes Colnago. 

"Muitos acreditam que o mundo esteja entrando em um novo superciclo de commodities, sendo o Brasil bastante diversificado geologicamente, com potencial reconhecido e segurança jurídica. A ANM, com o processo de disponibilidade de áreas, o SGB-CPRM acelerando o processo de desinvestimento de ativos, evoluem e somam positivamente à atração de investimentos", destacou o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio. 

Plataforma de pesquisa mineral

O protótipo da Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral, em desenvolvimento pelo SGB-CPRM, atraiu a atenção dos investidores. A Plataforma compreende três componentes: integração de banco de dados (geocientífico, economia mineral, infraestrutura, mercados e outros indicadores socioambientais); indicadores de comportamento; e estudos de apoio ao planejamento estratégico. A estrutura visa identificar locais prioritários para investimentos e oportunidades de exploração no Brasil. 

Província Mineral do Carajás

O SGB-CPRM destacou no PDAC 2021 algumas novidades publicadas nos últimos anos sobre a evolução proterozóica da Província Mineral de Carajás, que possui impactos diretos na exploração mineral. De acordo com o chefe da Divisão de Geologia Econômica da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM, Felipe Tavares, só para ilustrar o potencial local, pouco se sabe ainda sobre a geologia de Carajás, pois apenas metade da província foi mapeada na escala de 1:100.000. O SGB-CPRM possui um projeto em andamento para concluir esse mapeamento até 2023.

Além destas apresentações, outros produtos já bastante reconhecidos também foram disponibilizados no evento, tais como: 

• Atlas of Mineral Deposits: compilação de dados sobre aproximadamente 11.400 depósitos minerais em território Brasileiro. 

• Catalog of Prospective Maps: compilação de mapas de prospectividade de nove áreas de diferentes províncias pré-cambrianas. 

• Brazil: Geological Survey under the spotlight: material que consolida o conhecimento acumulado nas últimas décadas resultantes da integração de geologia, geoquímica, geofísica e metalogênese. 

The Brazilian Mining Sessions 2021, série de eventos realizados online de 5 a 11 de março de 2021, incluindo a série de eventos "O Brasil-Canadá no PDAC", que aconteceu durante a Convenção Virtual PDAC de 2021.