Projeto social da Imerys retoma atividades de forma híbrida

Cursos retornam com atividades presenciais e online, respeitando decreto municipal e todas as recomendações do Ministério da Saúde

Por Conexão Mineral 18/02/2021 - 16:49 hs
Foto: Imerys
Projeto social da Imerys retoma atividades de forma híbrida
A expectativa é de atender 1.600 alunos em 2021

Um dos projetos sociais de maior presença no município de Barcarena, no Pará, a Casa Imerys está retomando suas atividades sempre de olho na segurança e com novidades. Mantida pela Imerys, mineradora que atua com caulim na região, a Casa fica no bairro de Vila do Conde.

“Estamos seguindo o decreto municipal da Prefeitura de Barcarena no que diz respeito à covid-19, além de termos a autorização da Vigilância Sanitária e estarmos cumprindo todas as medidas de saúde e segurança do Ministério da Saúde: distanciamento, uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura, entre outros”, conta a Analista de Relações com a Comunidade da Imerys, Flávia Souza.

Para os moradores, os cursos da casa, totalmente gratuitos, são uma oportunidade de obter formação e gerar renda a partir do aprendizado. “É sempre bom adquirir novas experiências. A Casa está toda estruturada para nos receber com segurança. Vou começar agora a fazer artesanato no curso de Empreendedorismo Sustentável e estou muito curiosa para começar. Espero aprender e colocar em prática fazendo a decoração da minha casa”, conta Raiany Farias, moradora de Vila do Conde.

Em 2020, a Imerys conseguiu garantir a continuidade dos projetos adotando o formato on-line e garantindo que todos os alunos conseguissem acompanhar as aulas. Agora, três cursos retornaram: Inclusão Digital, Reforço Escolar e Empreendedorismo Sustentável. Em 2021, as aulas combinarão o presencial e o digital, sempre respeitando todas as medidas de segurança. A expectativa é de atender 1.600 alunos em 2021.

“Para nós é fundamental garantir que as comunidades continuem se beneficiando dos cursos da Casa.  Responsabilidade social é um dos principais valores da Imerys e estamos inovando para seguir investindo nessa área, prezando pelo cuidado com todos os envolvidos”, reforça Juliana Carvalho, Gerente de Comunicação & Relações com a Comunidade da Imerys.

Novidades

A partir de pallets, estrados de madeira utilizados na indústria para movimentação de cargas, os comunitários de Barcarena vêm aprendendo a produzir móveis reciclados. Em 2021, o projeto entra numa segunda fase. “Nosso objetivo agora é que os empreendedores possam vender esses móveis, gerando renda a partir de material totalmente reaproveitado, de forma sustentável”, explica Flávia Souza.

Além disso, foi criada a modalidade “Ferramenta Digital para Negócios” dentro do curso de Inclusão Digital. Serão pequenos módulos de um mês onde pequenos comerciantes e empreendedores locais possam aprender a potencializar suas vendas por meio da internet, com foco em redes sociais e como utilizá-las a seu favor para vender mais.

"Estou muito animada pelo curso, que eu acho que todos deveriam fazer. Quero me preparar, aprender sobre Excel, dominar mesmo o assunto sobre computação e logo conseguir um emprego”, conta Sara Monteira, moradora de Vila do Conde, que começa as aulas da Inclusão Digital.